26.3 C
Rondonópolis
 
 

Medicina da UFMT promove Iª Jornada Interdisciplinar

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

Temas abordados serão os transtornos alimentares e transtornos dismórficos corporais

Camila de Araújo Cardoso e Thayse Mayer Rosa Peres, da comissão organizadora - Foto: Deivid Rodrigues/A TRIBUNA
Camila de Araújo Cardoso e Thayse Mayer Rosa Peres, da comissão organizadora – Foto: Deivid Rodrigues/A TRIBUNA

O curso de medicina da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), campus de Rondonópolis, promove nos dias 3, 4 e 5 de agosto, a Iª Jornada Interdisciplinar sobre Transtornos Alimentares e Transtornos Dismórficos Corporais. A Jornada acontece no auditório da UFMT, e abordará temas relacionados a alimentação e sua influência sobre o processo saúde-doença-adoecimento na contemporaneidade.
O evento conta com 130 vagas. Para participar, é necessário fazer a inscrição  pela internet.  As inscrições poderão ser feitas a partir do dia 21 de julho, até o dia 1 de agosto.
“Trata-se de uma jornada não só para nós estudantes, como para todos os profissionais da cidade que buscam se atualizar e debater as questões que envolvem os transtornos alimentares e dismórficos corporais”, explica Camila de Araújo Cardoso, que esteve junto com Thayse Mayer Rosa Peres no A TRIBUNA para divulgar o evento.
Conforme as estudantes de medicina, que fazem parte da comissão organizadora, a ideia da jornada partiu de um projeto de pesquisa que é realizado pelos estudantes, que trabalham com crianças e adolescentes em escolas os transtornos alimentares e dismórficos corporais.
“Ainda estamos em processo de avaliação, montando um banco de dados, mas podemos adiantar que o trabalho de pesquisa está detectando taxas de insatisfação corporal entre os alunos atendidos”, conta a estudante de medicina Thayse Mayer.
Conforme as estudantes, o projeto já identificou fatores de risco para a bulimia e a anorexia entre os estudantes atendidos. “Quanto detectados, esses casos recebem atenção e são encaminhados para acompanhamento médico”, explica a estudante Camila.
A jornada é organizada pelo Grupo Interdisciplinar de Pesquisa e Intervenção em Saúde da Criança e do Adolescente, com o apoio do Grupo de Estudo Aspectos Celulares e Moleculares do Processo Saúde e Doença, Centro Acadêmico de Medicina Doutor Mário Perrone e Grupo de Pesquisa em Doenças Endócrino Metabólicas.
PROGRAMAÇÃO CIENTÍFICA
A Iª Jornada Interdisciplinar sobre Transtornos Alimentares e Transtornos Dismórficos Corporais acontece no dia 3 de agosto, das 19h às 22h, no dia 4 das 19h às 21h20 e no ida 5 das 8h às 11h30.
No dia 3, haverá palestras e discussões sobre os temas “Epidemiologia dos transtornos alimentares e dos transtornos dismórficos corporais”, “Transtornos alimentares e dismórficos corporais e os desafios na prática clínica para os profissionais de saúde em seu tratamento” e “Aspectos genéticos e moleculares dos transtornos dismórficos corporais”.
No dia 4, o tema será “Vigorexia e o uso de anabolizantes andrógenos” e “Obesidade: um transtorno alimentar?”
No dia 5, os temas tratados serão “Transtornos alimentares e dismórficos corporais: a construção das representações sociais do corpo” e mesa redonda “Equipe multiprofissional e atuação interdisciplinar na rede de assistência a transtornos alimentares e transtornos dismórficos corporais”.
Professores e médicos renomados serão os palestrantes e participantes da mesa redonda.

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Encontro das Águas: Obras de parque se arrastam por 4 anos sem previsão de conclusão

Quase dois anos depois de ter a primeira parte das obras concluídas, e há quatro do início da construção,...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img