24.7 C
Rondonópolis
 
 

Dicas para comprar cartuchos de tinta e toner

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img
(Foto – Divulgação)

As máquinas para impressão de documentos e arquivos apresentam uma grande variedade de condições técnicas, desempenho e custos. Se você deseja incorporar uma impressora em sua casa ou no trabalho e vai comprar uma, é importante analisar as funções, o volume de impressão e a relação preço/qualidade.
Entre as opções disponíveis no mercado para a venda de artigos tecnológicos, há dispositivos que funcionam através de cartuchos de tinta e outros que funcionam através do uso de toner. Ambas as propostas permitem cópias e impressões de boa qualidade, com textos e imagens nítidos.
Uma impressora de toner tem a característica de utilizar um pó fino, que é depositado na folha por atração eletrostática. Ao aderir ao papel, ele é fixado no formato do texto ou da imagem por meio de um movimento que exerce pressão e calor.
A impressora toner conhecida como impressora laser, oferece uma série de vantagens e benefícios que você precisa conhecer antes de procurar e selecionar uma máquina para comprar. Há uma série de condições de desempenho, qualidade, velocidade e volume de trabalho que afetam a avaliação de uma máquina com cartuchos de tinta ou de toner.

Quais são as características de uma impressora com cartucho de tinta?

Essa é uma máquina mais tradicional e frequente, pois é um dos modelos mais procurados e vendidos quando as primeiras impressoras foram lançadas no mercado. Isso se deve ao valor acessível e econômico das impressoras jato de tinta, com a possibilidade de encontrar suprimentos, peças de reposição e uma grande variedade de papéis para impressão.

É um dispositivo eficiente, prático e de bom desempenho, recomendado para uso mais familiar, em que as cópias de materiais não são necessárias com frequência. Em termos de preço, um cartucho de tinta é mais barato do que um cartucho de toner, mas em termos de durabilidade e desempenho, o cartucho de toner oferece mais tempo de atividade.

Ao selecionar os insumos para equipar sua impressora, você pode escolher entre um cartucho de tinta preta ou o kit vendido com as gamas de cores. O rendimento é diferente e é medido em número de páginas. Para cópias coloridas, podem ser impressas em torno de 430 folhas, enquanto com tinta preta podem ser impressas 600 páginas.

Uma impressora que usa cartuchos de tinta também permite que você faça cópias coloridas de alta qualidade, nítidas e de alta resolução. Ao mesmo tempo, os custos de manutenção, insumos e serviços são baratos, pois há um mercado com uma grande variedade de peças de reposição e peças para esse modelo de máquina.

Quais são as características de uma impressora de toner?

Esse é um tipo de impressora que usa tecnologia laser, que é mais cara do que as impressoras de cartucho de tinta. Uma impressora de toner tem um processo de funcionamento mais dinâmico, fluido e constante, o que possibilita a impressão de um volume maior de páginas em menos tempo, em comparação com as impressoras a jato de tinta.

Em termos de custos de equipamentos e insumos, as impressoras a toner e suas peças de reposição são vendidas a preços mais altos do que os equipamentos e materiais do modelo a jato de tinta. No entanto, a durabilidade e a vida útil, bem como o volume de impressão, são maiores no modo laser.

O toner, diferentemente do cartucho, tem formato cilíndrico e é composto de tinta em pó. É importante considerar o nível de impressão que você vai fazer e analisar que tipo de máquina é mais conveniente para você, de acordo com suas necessidades e orçamento.

Ao mesmo tempo, se você comprar uma impressora laser, é muito importante usar um toner novo, pois seu rendimento e qualidade são maiores.

Além disso, há menos chance de falha técnica, a manutenção e os cuidados preventivos são mais simples. A sugestão é usar suprimentos novos ou compatíveis, evitando itens remanufaturados. Uma prática que contribua para gerar um uso eficiente, responsável e consciente dos recursos é fundamental para reduzir o consumo.

As impressoras têm várias configurações técnicas e operacionais com relação ao tipo de papel, suas gramaturas e texturas. Portanto, se no momento da impressão você escolher as opções corretas para a quantidade de tinta de acordo com a folha na bandeja de entrada, os recursos serão cuidados e utilizados de forma mais adequada.

Outra prática que contribui para o manuseio adequado dos equipamentos e recursos tecnológicos é usar o modo econômico. Essa é a função em que o toner emite a menor quantidade de poeira durante a impressão, as cópias são exibidas com clareza e sua qualidade é eficiente.

As trocas de toner em uma impressora laser são momentos cruciais para a condição, a qualidade e a manutenção do equipamento. Portanto, é de vital importância operar com cautela. A primeira coisa a fazer é verificar e garantir que o pó do toner a ser substituído esteja completamente esgotado.

Depois, é necessário abrir a tampa da impressora e trabalhar com o equipamento resfriado por segurança e precaução. A seguir, você remove o toner que ficou sem pó, tomando cuidado para não mover ou tocar em outras peças ou ranhuras na estrutura interna, e procede à inserção do novo toner.

Quais são os passos para uma manutenção correta do toner?

O gerenciamento adequado do toner com cuidados e manutenção preventivos básicos ajuda a prolongar a vida útil da impressora e a garantir que ela funcione para garantir impressões de boa qualidade. Dessa forma, você pode evitar que a impressora precise ser reparada por um técnico de manutenção ou que seja necessário substituir peças completas e caras.

Uma das tarefas mais importantes é o armazenamento. Ou seja, se você tiver um refil de toner, é fundamental que ele seja armazenado em um local que permaneça seco e fresco, longe da luz solar direta e, se possível, com pouca luz e em uma temperatura ambiente adequada.

Outro passo útil e funcional é ativar a função de limpeza automática. Isso evita o acúmulo de resíduos, como sujeira e pó de tinta. Se você adquirir o hábito da limpeza automática regular e periódica, a máquina conservará seus componentes de forma mais segura.

As impressoras laser são as mais recomendadas

Uma impressora com toner de alta qualidade, desempenho sólido e durabilidade é a Brother HL1212W. É uma máquina monocromática, com uma tela LCD para visualizar o processo das funções selecionadas e uma capacidade máxima de 150 folhas. É uma impressora que pode lidar com uma ampla gama de tamanhos de papel: A4, A5, B5, folio e legal.

Possui conexão Wi-Fi, entrada USB e conexões móveis para impressão através de celulares ou tablets. A velocidade máxima de impressão é de 20 páginas por minuto. A velocidade do processador é de 200 MHz, tem uma prateleira e a resolução máxima das impressões coloridas é de 2400 dpi por 600 dpi.

Entre os acessórios incluídos com essa impressora no momento da compra estão: um cartucho de toner TN1060BR com rendimento de até 700 páginas, uma unidade de tambor DR-1060 com rendimento de até 10.000 páginas e um cabo de alimentação CA.

Vale a pena mencionar que é uma máquina versátil que pode ser adaptada para funcionamento intensivo e exigente em empresas, escritórios e oficinas, bem como em espaços menores, privados ou domésticos.

Outra opção a ser considerada é a impressora multifuncional HP Laserjet Pro. Se trata de um dispositivo monocromático que imprime automaticamente em frente e verso, tem entrada USB, três bandejas e capacidade máxima de 150 folhas. Além de imprimir, ela também executa funções de cópia, digitalização e fax.

É uma impressora com um funcionamento muito dinâmico e limpo, com conexão Wi-Fi, velocidade de processador de 1,2 GHz e velocidade máxima de impressão em preto e branco de 42 páginas por minuto. Possui dois cartuchos, alimentador automático de documentos com capacidade para 50.

O acesso para gerenciar as funções da impressora é feito por um painel de tela sensível ao toque de 2,7 polegadas com configurações de excelente qualidade e visibilidade. O volume mensal recomendado de páginas está entre 750 e 4.000 páginas. A memória padrão máxima é de 512 MB e a resolução de impressão é de 1.200 dpi por 1.200 dpi.

Também está disponível a alternativa de impressora HP Laser 107W Black, que tem tamanho compacto e funciona bem em espaços pequenos e médios, como residências, escritórios e ambientes de trabalho. A velocidade de impressão é de 21 páginas por minuto e suporta um total de até 10.000 páginas por mês.

Além de imprimir, ela permite digitalizar e é compatível com o aplicativo HP Smart, que pode ser gerenciado através de um dispositivo móvel. Ela tem uma porta USB 2.0 e alta resolução de até 1.200 por 1.200 DPI. É uma ótima relação preço/qualidade.

Resumindo, se você for escolher uma impressora de cartucho de tinta ou de toner, é de vital importância analisar a demanda de trabalho que você tem em suas tarefas, a qualidade das apresentações, a durabilidade e o tempo de uso que você dará ao equipamento, bem como o orçamento que você tem disponível para cobrir os custos.

 

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Eleições municipais: Ex-presidentes da Câmara ensaiam retorno

Pelo menos três ex-presidentes da Câmara Municipal têm projetos para retornar ao Legislativo nas eleições municipais deste ano, a...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img