24.7 C
Rondonópolis
 
 

Por que a falta de foco pode fazer você procrastinar?

Especialista em comportamento explica a origem desse mal estar

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img
(Foto – Divulgação)

Pare e pense. Você acorda na hora que deveria acordar para ir ao trabalho todos os dias? Não na hora que você precisa acordar. Na hora que você deveria acordar para tomar um café da manhã tranquilo, que dá tempo até de tirar uma foto para as redes sociais… Provavelmente não, não é mesmo?

Normalmente, se um indivíduo precisa acordar às 7h, para ter calma, ele acorda às 8h e sai de casa atrasado. Pega a pizza de ontem para comer de café da manhã, depois vai comendo pelo elevador, pelo carro, se estressa no trânsito e a cilada está armada.

“Você não acorda bem nessas circunstâncias. Isso porque você acorda com um nível de excitação e neuroativação muito superior que o normal, liberando uma série de neurotransmissores dentro de você, como adrenalina, cortisol… Tudo te estressa, desde um sinal vermelho no trânsito, até o bom dia do porteiro”, comenta André Buric, especialista e mestrando em neurociência comportamental pela King’s College de Londres e criador da academia cerebral Brainpower.

Todo o descontrole emocional de um dia, que ao final terá sido pesado mas nada produtivo, começou com um padrão errado: o da falta de gestão do horário de levantar da cama. No trabalho, isso pode se intensificar ainda mais: o indivíduo vai chegar correndo, se deparar com uma pilha enorme de e-mails e pendências a serem resolvidas e a saúde mental se torna cada vez mais frágil.

Isso tudo se resume em uma palavra, muito comum nos dias de hoje: procrastinação. A procrastinação é o adiamento de atividades que precisam ser feitas. Acontece, por exemplo, quando você deixa um assunto para resolver depois. De certa forma, é um comportamento normal, no sentido de priorizar atividades mais urgentes com relação a outras, mas em outros casos, principalmente quando isso se torna corriqueiro, chega a ser prejudicial.

“Você tenta focar para resolver as coisas o mais rápido possível. Não tende a dar certo. Com seu cérebro nesse estado, a última coisa que ele vai fazer é focar. Você vai se distrair, ver mensagem, pegar café e o caos só aumenta. A falta de foco te fez procrastinar, porque até lá, o dia já chegou ao fim”, explica o especialista, que também compartilha algumas dicas para ajudar a manter o foco todos os dias:

 

  1. Reduza a quantidade de tarefas, para isso aprenda a dizer não e a ceder quando foi necessário;
  2. Faça planejamentos de tarefas e horários e siga-os evitando ir mudando de tarefa a todo momento;
  3. Não seja multitarefa, alternar já é ruim, fazer tudo junto é muito pior. Faça uma coisa de cada vez;
  4. Mantenha uma boa qualidade de vida, isso afeta a sua energia e força de vontade. Para isso, evite hábitos destrutivos como reclamação e preguiça;
  5. Organize a sua rotina, e crie ambientes favoráveis para o seu foco.

 

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Eleições municipais: Ex-presidentes da Câmara ensaiam retorno

Pelo menos três ex-presidentes da Câmara Municipal têm projetos para retornar ao Legislativo nas eleições municipais deste ano, a...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img