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Rondonópolis
, 15 maio 2024
 
 

Soja: Cenário atual da safra reforça a necessidade de planejamento da lavoura

Números das principais instituições apontam para queda na produção do grão; agricultor tem gratuitamente uma plataforma que auxilia na tomada de decisão e o prepara para reduzir os riscos

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O clima adverso na safra de soja 23/24 gerou efeitos negativos para o campo. Os principais órgãos de análise e levantamento apontam para uma redução da produção e impacto no desempenho da segunda safra, que deverá ser afetada.

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) destacou no último relatório que o “comportamento climático nas principais regiões produtoras, sobretudo para soja e milho primeira safra, vem afetando negativamente as lavouras, desde o plantio”.

Para a entidade, a produção de soja estimada é de 149,4 milhões de toneladas, o que representa queda de 3,4% se comparado com o volume obtido no ciclo 22/23.

“Já se for considerada a expectativa inicial desta temporada, a quebra chega a 7,8%, uma vez que a Conab estimava uma safra de 162 milhões de toneladas”, destaca.

O estado de Mato Grosso – principal produtor de soja do Brasil – apresenta uma queda significativa na produção. De acordo com o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), a estimativa é que o estado produza na safra atual 38,4 milhões de toneladas, quase 7 milhões de toneladas abaixo dos 45 milhões da safra 22/23.

Planejamento

Esse cenário incentiva o agricultor a colocar o planejamento de safra como um dos componentes mais importantes para minimizar ainda mais os seus riscos e garantir lucratividade.

Uma das plataformas que trabalha nessa direção é o PlantUP, que reúne informações agrícolas acerca de cultivares e que permite ao agricultor aumentar a sua produtividade sem elevar seus custos.

Desenvolvido pelo Grupo ATTO, proprietário da ATTO Sementes, líder em sementes de soja no Brasil, o PlantUP já possui cerca de 23 milhões de hectares para análise.

 

 

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A plataforma permite que o agricultor registre seus resultados de safra e tenha um acompanhamento de todo seu histórico por talhão. Ao compartilhar seus dados, passa a ter a visibilidade das informações de sua região para análise, e pode tomar as melhores decisões quanto a quais cultivares escolher, qual a melhor data para plantar e qual a melhor população de plantas, por exemplo. Além disso, consegue analisar seus resultados comparativamente a outros agricultores da região, de forma anônima.

A força das informações agrícolas da plataforma pode ser confirmada em números. Ao longo de 12 safras, o PlantUP tem um total de área cadastrada de mais de 23 milhões de hectares, das culturas de soja, milho e algodão.

Atualmente, a plataforma, que foi desenvolvida com tecnologia brasileira, conta com mais de 2.900 agricultores cadastrados com resultados, de 596 municípios em 20 estados.

A plataforma é gratuita e 100% segura, e conta com algoritmos avançados de validação, rígido processo de auditoria, criptografia e anonimato das informações. A plataforma é simples e clara, e não tem necessidade de apoio de programadores, servidores ou qualquer parametrizador.

Todo e qualquer agricultor de soja, milho e algodão pode ter acesso à plataforma PlantUP pelo site meuplantup.com, independentemente do tamanho da propriedade ou do nível de tecnologia aplicada. Basta se cadastrar e lançar seus resultados de safra para ter acesso às informações da sua região.

Sobre a ATTO Intelligence

Com sede em Rondonópolis, a ATTO Intelligence é uma empresa do Grupo ATTO – holding proprietária da ATTO Sementes -, antiga Sementes Adriana, líder na produção de sementes de soja no Brasil com 43 anos de história na agricultura nacional.

A ATTO Intelligence é o braço de tecnologia e inovação do Grupo, que tem investido fortemente em agricultura digital, pois acredita no potencial da informação para o aumento da produtividade no campo e na otimização de recursos.

Em setembro de 2019, o Grupo lançou a plataforma PlantUP, que vem contribuir com a tomada de decisão do agricultor, alinhada com o propósito de elevar sua competitividade sem o aumento de custos.

 

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