34.3 C
Rondonópolis
, 17 maio 2024
 
 

Sufoco: Onda de calor se intensifica e Rondonópolis está em alerta vermelho

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img
As temperaturas na cidade devem ficar em torno de 40ºC até a próxima sexta-feira, dia 3 de maio (Foto – @leila.furtado)

Rondonópolis deve enfrentar dias ainda mais quentes no decorrer dessa semana. As temperaturas na cidade devem ficar em torno de 40ºC até a próxima sexta-feira (3).

Um alerta vermelho de onda de calor foi emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e prevê temperaturas até 5ºC acima da média nos próximos 3 a 5 dias. Conforme o Inmet, há risco para a saúde no período.

Segundo o Instituto, para esta terça-feira (30), a previsão é de temperatura variando entre 38ºC e 23ºC. Não há previsão de chuva e a umidade relativa do ar pode variar entre 90% e 30% ao longo do dia.

O calor deve ficar ainda mais intenso na quarta-feira (1), quando a temperatura deve chegar aos 40ºC na cidade, com mínima em torno de 24ºC. O dia deve ser de poucas nuvens, sem possibilidade de chuva e com a umidade relativa do ar entre 70% e 20%.

O calorão permanece na quinta-feira (2), com a temperatura variando entre 40ºC e 25ºC. Também não deve chover e a umidade relativa do ar deve variar entre 70% e 20%.

 

 

———— CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE  ————
————————————————————————————

 

 

Na sexta-feira (3), a previsão aponta ainda muito calor com a temperatura entre 40ºC (máxima) e 24º C (mínima). Para a sexta-feira também não há previsão de chuva e a umidade relativa do ar deve ficar entre 65% e 20%.

Defesa civil orienta

Com o alerta vermelho para a onda de calor, Defesa Civil de Mato Grosso está orientando a população para cuidados com a saúde.

“As ondas de calor podem representar riscos à saúde da população, principalmente para as pessoas que são mais vulneráveis, como crianças, gestantes e idosos. Por isso, é importante adotar medidas de prevenção para se protegerem e se manterem hidratados”, destacou o coordenador de Preparação e Prevenção da Defesa Civil, subtenente José Bruno de Souza Filho.

Conforme o coordenador, nesse período, é importante evitar exposição durante os horários de maior intensidade do sol, como das 10h às 16h; evitar praticar atividades intensas ao ar livre sem a proteção adequada e não deixar crianças, idosos e animais em veículos estacionados sem vigilância.

A orientação é para que a população utilize roupas leves, consuma alimentos leves, como frutas e verduras, e beba água a cada duas horas, ainda que não esteja com sede.

Também é recomendado o uso de umidificadores de ar (também podem ser usadas bacias com água para umidificar os ambientes ou estender toalhas e panos únicos) para manter o ambiente fresco.

 

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Inquérito Civil: MPF vai investigar supostos atrasos de pagamentos à Santa Casa

O Ministério Público Federal (MPF) vai apurar, em um inquérito civil público, o eventual descumprimento de prazo no repasse...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img