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Mais de 180 trabalhos de pesquisa sobre educação serão apresentados

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Sílvia de Fátima Pilegi Rodrigues, coordenadora do CONPEduc/2015 e professora do Departamento de Educação da UFMT: “neste ano serão apresentados artigos com dados de pesquisas concluídas e em andamento”
Sílvia de Fátima Pilegi Rodrigues, coordenadora do CONPEduc/2015 e professora do Departamento de Educação da UFMT: “neste ano serão apresentados artigos com dados de pesquisas concluídas e em andamento”

Mais de 180 trabalhos serão apresentados no 6º Congresso de Pesquisa em Educação (CONPEduc), que será realizado de 15 a 18 de setembro no campus da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) em Rondonópolis. Os autores destas pesquisas científicas são professores das escolas públicas e privadas, assim como estudantes da graduação e pós-graduação em Mato Grosso e outros estados como Goiás e Rondônia. As apresentações acontecerão dentro dos Grupos de Trabalhos (GT’s) em formato de Comunicação Oral e Pôster.
Os Grupos de Trabalhos estão divididos nas seguintes categorias: Formação de Professores; Currículo e práticas pedagógicas; Educação, gestão e políticas públicas; Educação e Linguagens; Educação e diversidades; Cultura escolar, ensino e aprendizagem; Educação e Psicologia; História da Educação.
A interdisciplinaridade norteará as discussões durante os três dias do Congresso que contará com presença de renomados pesquisadores do Brasil de diferentes instituições de ensino. A temática do CONPEduc será refletida e debatida a partir de importantes eixos da pesquisa em educação: alfabetização, educação de jovens e adultos, formação de professores e infância.
A coordenadora do CONPEduc/2015 e professora do Departamento de Educação da UFMT – Campus de Rondonópolis, Sílvia de Fátima Pilegi Rodrigues, explica que para a apresentação, foram aprovados os trabalhos analisados pelo Comitê Científico e que estão em conformidade com as normas do congresso. “Neste ano serão apresentados artigos com dados de pesquisas concluídas e em andamento, e papers com discussões teóricas e bibliográficas e relatos de experiências, nas modalidades de Pôster e Comunicação Oral”.
Sílvia destaca que a submissão de um trabalho no Congresso de Pesquisa em Educação é uma oportunidade valiosa para os profissionais e estudantes, pois os pareceres são analisados e podem contribuir para futuras publicações. “Posteriormente, na etapa de apresentação, seja ela em forma de Comunicação Oral ou Pôster, o autor tem a oportunidade de discutir sua pesquisa, experiência ou reflexão teórica com o público. Esse momento enriquece quem apresenta, pois, a troca de ideias ajuda a avançar em seu conhecimento, como também quem assiste à apresentação”.
DINÂMICA DAS APRESENTAÇÕES
As Comunicações Orais acontecem dentro dos GT’s, nos quais as pessoas se inscreveram. Em média cada pesquisador tem aproximadamente 15 minutos para apresentar seu trabalho, podendo usar projetor multimídia. Ao final das apresentações, faz-se uma roda de discussão e a plateia pode dirigir questões aos que expuseram suas comunicações. A Comunicação Oral acontecerá em algumas salas do Bloco Central da UFMT, já os pôsteres serão expostos no saguão do Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS).

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