25.9 C
Rondonópolis
, 18 maio 2024
 
 

Coleta de assinaturas contra uso da maconha

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img
A atividade faz parte da Semana Nacional de Prevenção e Enfrentamento às Drogas, que termina no domingo (31) com a tradicional XV Pedalada Pela Vida
A atividade faz parte da Semana Nacional de Prevenção e Enfrentamento às Drogas, que termina no domingo (31) com a tradicional XV Pedalada Pela Vida

A Pastoral da Sobriedade da Diocese de Rondonópolis promove coleta de assinaturas contra a legalização da maconha para uso recreativo a partir desta segunda-feira (dia 25). A atividade faz parte da Semana Nacional de Prevenção e Enfrentamento às Drogas, que termina no domingo (31) com a tradicional XV Pedalada Pela Vida.
O movimento ocorre em todo o país e é uma iniciativa da Pastoral Nacional da Sobriedade, ligada à igreja católica. Em Rondonópolis, as assinaturas serão coletadas durante as atividades previstas na Semana, conforme a programação. O manifesto tem o objetivo de pressionar o governo federal e o Congresso Nacional a manter o uso recreativo da maconha no Brasil como algo proibido.
“Sabemos que a maconha é a porta de entrada para outras drogas mais perigosas, como a cocaína e o crack. Se já tem tantas famílias desestruturadas com a proibição, imagine se for liberado. Precisamos do apoio de toda a sociedade nessa batalha pela vida”, comentou a coordenadora da Pastoral da Sobriedade da Diocese de Rondonópolis, Doroty Carnahiba.
A Semana de Prevenção e Enfrentamento às Drogas conta, ainda, com caminhada, pedalada, apresentação de trabalhos de crianças e adolescentes em praça pública, blitz educativa, pit stop e atividade religiosa. O uso excessivo das bebidas alcoólicas e da nicotina também são alvos da programação.
O evento é uma parceria entre a Pastoral da Sobriedade, Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd)/Polícia Militar, Centro Juvenil Kobra, Corpo de Bombeiros, Samu, Centro de Atenção Psicossocial (Caps), Ministério Público Estadual e Projeto Social de Esporte Educacional Arte Suave.
PROGRAMAÇÃO
Na segunda (25), às 7h30, ocorre a 4ª Caminhada Pela Vida, com concentração na Praça Brasil e expectativa de participação de 300 pessoas. As pessoas presentes vão percorrer as ruas do centro com faixas e carro de som.
Na terça (26), às 7h30, será realizado um pit stop na esquina da av. Amazonas com a rua Arnaldo Estevão. Agentes da pastoral, equipes do Caps e instrutores do Proerd vão distribuir material informativo e dialogar com a população sobre os prejuízos causados pelo uso das drogas ilícitas e pelo consumo excessivo de substâncias legais, como álcool e nicotina.
Na quarta (27) e na quinta (28) durante todo o dia alunos de escolas públicas vão apresentar na praça Brasil trabalhos sobre bullying, maconha, cigarro, álcool e drogas sintéticas (merla, cocaína, crack). A atividade faz parte da “Feira do Proerd” e tem o objetivo de estimular crianças e adolescentes a conhecer as consequências das drogas. Os trabalhos são de alunos das escolas municipais Albina Saldanha Dantas, CPAC, Gildásia de Souza Pirozzi e Alcides Pereira dos Santos e da estadual Renilda Silva Moraes.
Na quinta à tarde, no mesmo local, haverá blitz educativa sobre o Dia Nacional de Controle ao Alcoolismo, com distribuição de material informativo.
Na sexta (29) às 7h30, também na praça Brasil, ocorre blitz educativa sobre o Dia Nacional de Combate ao Fumo – “Troque a Nicotina por uma Vitamina”. Crianças e adolescentes ligadas ao Proerd vão distribuir frutas para fumantes que aceitarem jogar fora o cigarro. No mesmo horário, estudantes do Colégio Adventista fazem caminhada pelo centro difundindo a campanha nacional contra o fumo.
“É muito importante crianças e adolescentes mostrarem para a comunidade o que estão aprendendo sobre os prejuízos das drogas. O envolvimento delas aumenta a força da nossa mobilização em defesa da vida”, ressaltou a sargento Ana Alice Soares dos Santos, instrutora do Proerd.
E no domingo (31) às 7h30, a programação será marcada por missa em ação de graças na paróquia São José Operário. Em seguida, às 8h30, terá início a XV Pedalada Pela Vida, organizada pela Pastoral da Sobriedade, com saída em frente à igreja, passando pelo bairro Primavera e finalizando na praça da Coophalis, na avenida Lions, onde haverá o sorteio de bicicletas. (Texto: assessoria da Pastoral da Sobriedade -Gibran Luis Lachowski e Ana Paula Carnahiba)

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Espanta o “fantasma”: Ao apagar das luzes, prefeitura renova CRP por mais 6 meses

A Prefeitura de Rondonópolis conseguiu ontem, aos 45 minutos do segundo tempo, a emissão, pelo Ministério da Previdência, da...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img