25.5 C
Rondonópolis
, 17 maio 2024
 
 

Pastoral vai capacitar agentes de saúde

- PUBLICIDADE -spot_img

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img
Maria Roselly Pinheiro Cândido, membro da coordenação nacional da PMM e Patrícia Cavalcante da Silva, coordenadora do projeto ‘A Bola da Vez’, em visita ao A TRIBUNA
Maria Roselly Pinheiro Cândido, membro da coordenação nacional da PMM e Patrícia Cavalcante da Silva, coordenadora do projeto ‘A Bola da Vez’, em visita ao A TRIBUNA

A Pastoral da Mulher Marginalizada (PMM), por meio do projeto ‘A Bola da Vez’, realiza na próxima quarta-feira (27) um treinamento para a equipe técnica da Pastoral, parceiros, agentes e profissionais de saúde. O objetivo da capacitação é para que se possa oferecer um atendimento qualificado e humanizado às mulheres que vivem em situação de exclusão.
A coordenadora do projeto ‘A Bola da Vez’, Patrícia Cavalcante da Silva, disse que a PMM faz, por exemplo, trabalho de abordagem às mulheres que estão em situação de exploração sexual nas ruas. Ocorre que, quando essas pessoas são encaminhadas à rede pública de saúde, os agentes que promovem o atendimento que antecede a consulta médica, muitas das vezes, desconhecem a realidade que essas mulheres enfrentam.
“Na maioria das vezes, as mulheres são atendidas uma vez e depois não retornam mais por conta da falta de compreensão dos agentes de saúde. Esse não entendimento gera uma situação desagradável à elas”, afirmou.
Integrante da coordenação nacional da PMM, Maria Roselly Pinheiro Cândido reforçou que esses atendimentos, na maior parte das vezes, são permeados pelo preconceito que acarreta numa recepção não qualificada e desumanizada.
“Significa que essa formação tem o objetivo de fazer os técnicos de saúde refletirem sobre os fatores que levam à essa forma de acolhimento das mulheres que vivem esse drama. A principal tarefa ainda da capacitação é fazer com que os envolvidos elaborem estratégias para trabalharem de forma humanizada”, explicou.
A capacitação acontecerá das 7h30 às 17h30, no auditório do Hotel Serras. O evento contará com palestras sobre a realidade da violência e exploração sexual de mulheres e adolescentes, doenças sexualmente transmissíveis (DST), HIV, AIDS e hepatites virais.
Dentre os palestrantes, estão a coordenadora do Programa de DST/AIDS na Secretaria Municipal de Saúde, Cristina Pereira da Silva; o promotor da Infância e Juventude, Ari Madeira Costa; o coordenador do Departamento de Psicologia da UFMT, Alcindo Rosa; e a integrante da coordenação nacional da PMM, Suely Aparecida da Silva.
O PROJETO ‘A BOLA DA VEZ’
O intuito do projeto é criar espaço para reflexões e discussões sobre os danos da exploração sexual junto às adolescentes que vivem esta realidade ou encontram-se em situação de vulnerabilidade. A ação busca ainda proporcionar às mulheres em situação de prostituição, envolvidas no programa, instrumentos para que percebam os riscos a que estão sujeitas em relação às DST, HIV, AIDS e Hepatites Virais.
O ‘A Bola da Vez’ é financiado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), e é elaborado e executado pela PMM. O trabalho vem sendo desenvolvido desde o mês de março.
O TRABALHO DA PMM
A Pastoral da Mulher Marginalizada existe em âmbito nacional há mais de 50 anos. A entidade faz um trabalho de cunho social junto às mulheres em situação ou risco de prostituição, adolescentes exploradas sexualmente e no enfrentamento ao tráfico de pessoas. As pessoas que desejam procurar a instituição podem ligar no telefone (66) 3426-7633.

- PUBLICIDADE -spot_img
- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Sispmur alerta: “Fantasma do CRP” volta a rondar o Paço

A presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Rondonópolis (Sispmur), Geane Lina Teles, externou ontem sua preocupação com...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img