33.3 C
Rondonópolis
-->  
-->  

Situação de academias locais é grave, diz Conselho

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img
Academias devem disponibilizar profissionais habilitados em Educação Física, bacharelados e registrados no CREF-17 MT – Foto: CREF-13 Divulgação

A situação de Rondonópolis em relação às academias de atividade física é considerada grave pelo Conselho Regional de Educação Física da 17ª Região (CREF-17 MT), apontando que muitas delas vêm atuando de forma irregular. Somente em uma fiscalização realizada nesta semana pelo CREF-17 MT, onze academias sofreram interdição cautelar por não terem profissional habilitado no momento, além da maioria dessas não terem registro junto ao Conselho da categoria.
O agente de orientação e fiscalização do CREF-17 MT, Julio Cesar Garcia, explicou à reportagem que 42 academias foram fiscalizadas entre segunda-feira e quinta-feira desta semana (25 a 28/9) no município. Nos casos das academias que sofreram interdição cautelar, ele explicou que os estabelecimentos são fechados e podem reabrir somente a partir do momento que disponibilizarem profissionais habilitados aos alunos. As academias irregulares também foram notificadas para que, em um prazo de 15 dias, efetivem o registro junto ao Conselho da categoria.
Segundo Julio Cesar, as academias devem contar com profissionais habilitados em Educação Física, bacharelados e registrados no CREF-17 MT. Aliás, atesta que vem havendo vários casos de falsificação de diplomas nessa área. Posteriormente, o agente informa que o Conselho vai voltar às academias irregulares para ver se providências foram tomadas e, caso não, podem ser fechadas em definitivo.
O presidente do CREF-17 MT, Carlos Alberto Eilert, destacou que as academias são um espaço de saúde, devendo haver muito cuidado por parte da população. Ele alerta que frequentar uma academia sem um profissional habilitado de Educação Física pode trazer graves riscos à saúde, como contraturas e distensões musculares, malefícios no aparelho circulatório e aparelho respiratório, entre outros.
Carlos Alberto recomenda que os usuários, antes de frequentarem uma academia, possam procurar um médico e fazer os exames necessários. Ao procurar a academia, recomenda que verifique a existência em tempo integral de um profissional habilitado em Educação Física e registrado junto ao CREF-17. Também deve verificar a existência de alvará sanitário, alvará do Conselho da categoria e da Prefeitura.
Segundo o presidente do CREF-17 MT, infelizmente, muitas Prefeituras em Mato Grosso tem liberado o alvará de funcionamento sem que as academias tenham alvará sanitário e alvará junto ao Conselho da categoria.

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Candidatos em 2024: Pátio dá “jeitinho”, dribla a Justiça Eleitoral e mantém na gestão secretários exonerados

O prefeito Zé Carlos do Pátio (PSB) deu um “jeitinho” de driblar a Justiça Eleitoral e renomeou em novos...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img