19.7 C
Rondonópolis
, 11 maio 2024
 
 

Município e Bombeiros firmam parceria em Rondonópolis

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img
Efeitos das queimadas, típicas no período de estiagem, já começam a ser sentidos pela população de Rondonópolis
Efeitos das queimadas, típicas no período de estiagem, já começam a ser sentidos pela população de Rondonópolis

Os efeitos das queimadas, típicas no período de estiagem, já começam a ser sentidos pela população de Rondonópolis. Nos últimos dias, três incêndios registrados no bairro Sagrada Família deixaram parte do Município debaixo de fumaça. Diante do cenário que começa a ficar preocupante, a Prefeitura de Rondonópolis selou uma parceria com Estado de Mato Grosso, para através do Gabinete de Apoio à Segurança Pública (Gasp) firmar uma cooperação técnica com o Corpo de Bombeiros, incrementando assim a equipe de combate as queimadas.
Com a parceria, a Prefeitura realiza a contratação de profissionais em horário de folga, formando assim mais uma equipe para atuar durante o período problemático. Nos últimos anos, o Município havia optado pela contratação de brigadistas, ou até mesmo deixado de reforçar o serviço de combate a incêndios na estiagem, sobrecarregando o Corpo de Bombeiros local.
“Durante o período além desse reforço, vamos dar atenção para esses lotes queimados, emitindo autos de infração para que a situação não volte a acontecer. Além disso, o departamento de controle urbano continua com o trabalho de notificação de terrenos baldios na cidade, visando minimizar as queimadas urbanas”, disse o secretário Municipal de Meio Ambiente, João Copetti.
Conforme o tenente CB Roberto Coelho de Lima, responsável pela parte operacional do Corpo de Bombeiros em Rondonópolis, a expectativa é de um período com muita dificuldade para manter a cidade com ar “confortável”, já que o período que antecede a estiagem já está muito mais seco que o previsto, e com registro de queimadas.
“Nós estamos contando este ano com esse reforço de efetivo, e estamos com três caminhões em condições de combate e um quarto que estamos trabalhando para deixar em condições. Teremos duas equipes montadas, e a previsão é de que seja um período bastante complicado. A gente sempre lembra a comunidade de que colocar fogo é crime, então pedimos que as pessoas façam denúncias, chamem os bombeiros via 193 para o combate, mas também monitorem para tentarmos diminuir essa situação”, disse o tenente.
Nas áreas rurais, utilizar fogo durante o período proibitivo para limpeza e manejo é crime passível de prisão e multa. Nas áreas urbanas, o uso do fogo para limpeza do quintal é crime o ano inteiro.

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Solidariedade: Comboio com 16 carretas já está a caminho do Rio Grande do Sul

A Ação Solidária Emergencial em Prol do Rio Grande do Sul, organizada pela Diocese de Rondonópolis e parceiros, terminou...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img