20.7 C
Rondonópolis
, 11 maio 2024
 
 

Agentes de saúde cobram regulamentação de atividade

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

Profissionais realizaram um dia de paralisação e também protestos na Secretaria de Saúde, Câmara de Vereadores e Prefeitura de Rondonópolis

Parte dos trabalhadores realizou protesto em frente ao Paço Municipal - Foto: Patrícia Cacheffo
Parte dos trabalhadores realizou protesto em frente ao Paço Municipal – Foto: Patrícia Cacheffo

Os agentes comunitários de saúde que atuam em Rondonópolis realizaram durante o dia de ontem (20) uma paralisação, e também uma série de manifestações, sendo no período da manhã na Secretaria Municipal de Saúde, e no período da tarde divididos entre a Câmara Municipal de Vereadores e a Prefeitura.
O objetivo do ato foi chamar a atenção do poder público quanto a regularização da profissão. Conforme explicou Marina Lara, presidente do Sindicato dos Agentes de Saúde, desde março do ano passado uma Lei Municipal, de autoria do Executivo e aprovada pela Câmara, criou o cargo de agente comunitário de saúde no Município e passou a função, antes com contrato via Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), para o Regime Estatutário, que é próprio da administração pública direta. Porém, até o momento os agentes continuam atuando com contrato via CLT.
“Além da Lei Municipal existe também uma Emenda Constitucional que nos dá essa garantia, mas até o momento nada foi feito. Nós estamos aqui para saber da procuradoria-geral do Município e do prefeito, quando haverá a regulamentação, que já deveria ter acontecido há oito anos. Queremos que ele resolva, nos diga quando será feito, porque não há o que se questionar”, disse Marina.

agentes comunitarios de saude protesto - 20-06-17 (2)
Conforme explicou a sindicalista, a luta da categoria pela regularização começou ainda na primeira gestão do prefeito José Carlos do Pátio, tendo conseguido durante a gestão Percival Muniz a aprovação da Lei Municipal, porém sem cumprimento, e agora novamente na atual gestão o caso segue sem avanço algum.
“Já são seis meses de gestão aguardando uma solução. Na semana passada ficaram de ver uma agenda, uma reunião com a procuradoria e Secretaria de Governo, mas ainda não tivemos retorno”, contou Marina.
Os trabalhadores voltam as atividades hoje (21), porém não descartam novas paralisações caso a negociação não avance. Os agentes de endemias se encontram na mesma situação, porém não participaram das manifestações de ontem.

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Negociação de dívidas: REFIS tem início na próxima segunda-feira (13)

Começa na próxima segunda-feira, dia 13, e segue até 31 de maio, o Mutirão do Programa de Regularização Fiscal...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img