32.5 C
Rondonópolis
 
 

Movimento cresce quase 300% no aeroporto

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img
O número de embarques e desembarques no Aeroporto de Rondonópolis passou para 10.096 passageiros em setembro de 2015
O número de embarques e desembarques no Aeroporto de Rondonópolis passou para 10.096 passageiros em setembro de 2015

A movimentação de passageiros no Aeroporto Municipal de Rondonópolis vem tendo um crescimento expressivo ao longo de 2015. Com a inclusão de vários voos para outros estados, a movimentação de passageiros no recinto registra um aumento de 288,9% entre janeiro e setembro deste ano. Com os novos números, o Aeroporto Municipal de Rondonópolis deve aparecer como o terceiro em número de passageiros no estado de Mato Grosso, atrás apenas dos aeroportos de Várzea Grande/Cuiabá e de Sinop e superando o de Alta Floresta.
Segundo dados da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes, o número de embarques e desembarques no Aeroporto Municipal de Rondonópolis foi de apenas 3.495 passageiros em janeiro deste ano. Agora os dados mais recentes apontam que o número de embarques e desembarques no recinto passou para 10.096 passageiros em setembro de 2015. Detalhando, foram 5.194 embarques e 4.902 desembarques neste mês de setembro no aeroporto de Rondonópolis.
O crescimento da movimentação foi alcançado acompanhando a inclusão de novos voos comerciais na cidade. A partir de 06 de abril deste ano, a Passaredo linhas aéreas retomou suas operações no aeroporto de Rondonópolis, com o voo com destino a Ribeirão Preto (SP) e conexões para várias capitais, em um ATR-72, com capacidade para 72 pessoas. Na sequência, os números da movimentação do aeroporto em maio de 2015 já mostraram um total de 7.251 passageiros.
A partir do dia 03 de agosto deste ano, a Azul Linhas Aéreas passou a operar voos diretos entre Rondonópolis e Campinas (SP), com opções de conexões para várias cidades do Brasil e do mundo. O voo para Campinas passou a ser feito em jatos da empresa Azul modelos Embraer 190 e 195, com a capacidade para 106 e 118 passageiros, respectivamente. Na sequência, os números da movimentação em agosto de 2015 já mostraram um total de 9.327 passageiros no recinto.
Ao longo deste mês de setembro, Rondonópolis também passou a contar com voos diretos para Brasília (DF), ofertados pela empresa Passaredo. Com mais essa operação, os dados da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes resultaram na movimentação de 10.096 passageiros em setembro de 2015.
A partir de agora, o secretário municipal de Transportes e Trânsito, Argemiro Ferreira, acredita que a tendência é haver uma estabilização na movimentação do aeroporto de Rondonópolis. A esperança de inclusão de voo comercial agora, segundo ele, é com a previsão de operação da Sete Linhas Aéreas, com linha ligando as cidades de Cuiabá, Rondonópolis, Barra do Garças, Goiânia (GO), Caldas Novas (GO) e Brasília (DF), por meio do Embraer-120 de 30 lugares. Contudo, ressalta que essa linha está na dependência da regularização do aeroporto de Barra do Garças para entrar em operação.

Com aumento da demanda, usuários pedem a instalação de mais cadeiras no terminal e a ampliação da sala de embarque
Com aumento da demanda, usuários pedem a instalação de mais cadeiras no terminal e a ampliação da sala de embarque

Uma curiosidade, conforme Argemiro, é que, ao contrário de cidades turísticas e grandes centros urbanos, o aeroporto de Rondonópolis registra queda na movimentação de passageiros em dezembro e janeiro. Ele explica que a movimentação na cidade ainda é atrelada ao turismo de negócios, que cai nesse período de férias, e que as viagens dos rondonopolitanos nesse período, em grande parte, são em família e por longos períodos, com preferência pelo uso do automóvel.
RNAV – Mais uma melhoria esperada para o aeroporto de Rondonópolis é a instituição dos procedimentos de segurança para pousos e decolagens denominados “RNAV”. Segundo Argemiro, a empresa Reyco, que faz a operacionalização da Estação Prestadora de Serviços de Telecomunicações e de Tráfego Aéreo (EPTA), iniciou os trabalhos objetivando instituir o RNAV no aeroporto. Passando por todas as aprovações dos órgãos competentes, o secretário espera que até o fim deste ano o RNAV esteja instituído na cidade.

Evolução na movimentação de passageiros no Aeroporto de Rondonópolis:

MÊS EMBARQUE/DESEMBARQUE
JANEIRO 2015…………………………………………………… 3.495 passageiros
MAIO 2015………………………………………………………… 7.251 passageiros
AGOSTO 2015……………………………………………………. 9.327 passageiros
SETEMBRO 2015………………………………………………. 10.096 passageiros
Fonte: Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes

- PUBLICIDADE -spot_img
  1. Procedimento RNAV é o procedimento de aproximação de pouso e decolagem por instrumento, no caso o GPS, melhorando sobremaneira a segurança das operações no aeroporto.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Eleições municipais: Ex-presidentes da Câmara ensaiam retorno

Pelo menos três ex-presidentes da Câmara Municipal têm projetos para retornar ao Legislativo nas eleições municipais deste ano, a...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img