23.8 C
Rondonópolis
, 18 maio 2024
 
 

Curso promovido pela Saúde aborda os agravos da hanseníase

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

Casos suspeitos de hanseniase foram encaminhados para especialista 29-01-11

Durante toda esta terça-feira (29), ocorreu o segundo dia do Curso de Avaliação Neurológica e Prevenção de Incapacidades em Hanseníase, que será realizado até 2 de outubro na Sala 301 da Unic, na Rua Arnaldo Estevão. O curso é ministrado pela enfermeira maranhense Sônia Serra, que visita pela segunda vez a cidade de Rondonópolis. Sônia está ministrando um curso de prevenção de incapacidades em hanseníase voltado às equipes de Estratégia de Saúde da Família do município, com a intenção de capacitar esses profissionais na prevenção de agravos da doença em pacientes.
Sônia esclarece que devido ao longo tempo de incubação da doença, portadores de hanseníase podem ter comprometimentos neurológicos e em nervos das extremidades do corpo, o que pode levar a lesões nas mãos e nos pés. “Esse curso é para capacitar os profissionais na rapidez do diagnóstico, para identificarem os casos logo nas primeiras manifestações da doença, evitando a lesão de nervos. Ou, quando já identificadas as lesões, que eles tenham a capacidade de intervir para que este problema não se prolongue”, explica Sônia.
Lourenço Ribeiro da Cruz Neto, enfermeiro técnico do Programa de Combate à Hanseníase do Departamento de Ações Programáticas da Secretaria Municipal de Saúde, destaca a importância do curso e a presença de enfermeiros das unidades básicas de saúde de Paranatinga, Campo Verde, Primavera e Pedra Preta durante o evento promovido pela Secretaria de Saúde.
“Rondonópolis é referência regional no tratamento da doença, o que estava faltando para nós era justamente essa prevenção de incapacidades, abordada no curso. Os enfermeiros e fisioterapeutas da rede pública estarão capacitados na prevenção e tratamento da hanseníase ao final do curso”, conclui.
O tratamento das incapacidades da hanseníase leva de seis meses até um ano e pode ser acompanhado pelos técnicos das unidades de saúde municipais. Se você possui manchas brancas ou avermelhadas na pele, sente formigamentos, diminuição de força nas mãos, fisgadas ou dormência nas extremidades, procure o PSF mais próximo.

- PUBLICIDADE -spot_img
« Artigo anterior
Próximo artigo »

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Espanta o “fantasma”: Ao apagar das luzes, prefeitura renova CRP por mais 6 meses

A Prefeitura de Rondonópolis conseguiu ontem, aos 45 minutos do segundo tempo, a emissão, pelo Ministério da Previdência, da...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img