23.8 C
Rondonópolis
, 18 maio 2024
 
 

Atividades marcam Dia da “Consciência Negra”

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img
Rosemeire Teles, membro do Movimento Negro de Rondonópolis, destaca as ações que lembrarão a Consciência Negra hoje em âmbito local
Rosemeire Teles, membro do Movimento Negro de Rondonópolis, destaca as ações que lembrarão a Consciência Negra hoje em âmbito local

Várias atividades culturais serão realizadas neste dia 20 de novembro (Dia da Consciência Negra), na Praça Brasil, no Centro, e na Praça Bom Jesus, em Vila Operária, em Rondonópolis. As atividades na Praça Brasil começam a partir das 8h da manhã, incluindo a leitura da “Carta Aberta em Favor da 2ª Abolição” (veja na íntegra seu conteúdo na seção Opinião do Leitor, na página A*2 desta edição).
A Praça Brasil, no período da manhã, sediará o anúncio do resultado final e a entrega simbólica da premiação do 1º Concurso de Redação de História, Cultura e Literatura Afro-Brasileira e Africana das Escolas Públicas de Rondonópolis, realizado pelo Movimento Negro de Rondonópolis. Nessa ocasião também vai ocorrer apresentação de rodas de capoeira, de rap, dança de rua, break dance, grafitagem, e confecção de penteados afro-brasileiros.
A presidente da comissão de organização e coordenação do Concurso de Redação de História, Cultura e Literatura Afro-Brasileira e Africana, Rosemeire Teles, explica que essa iniciativa tem a intenção de fomentar entre as escolas da rede básica de ensino o cumprimento da lei 10.639/2003, que visa o ensino da História e Cultura Afro-brasileira e Africana. Ela informa que o propósito é continuar com esse concurso nos próximos anos, com a perspectiva de aumento no número de participantes.
O tema proposto para a redação/desenho é “O Dia da Consciência Negra e o Herói Chamado Zumbi dos Palmares”. O concurso em questão é destinado para professores e alunos de instituições públicas de ensino infantil, fundamental e médio de Rondonópolis. Foram instituídas as seguintes categorias: Desenho (Educação Infantil) e Redação (Ensino Fundamental Regular/EJA e Ensino Médio/EJA), com premiação geral de R$ 4 mil.
Diante de todas as dificuldades enfrentadas no dia-a-dia, que mostram a existência do racismo institucional, Rosemeire Teles externou através da reportagem um apelo aos gestores de forma geral, por ocasião desse Dia da Consciência Negra, para que garantam as condições que venham promover efetivamente o desenvolvimento das políticas públicas propostas pelo Movimento Negro em âmbito local.
Hoje à noite, às 19h, será realizada a Missa Afro, na Paróquia São José Operário, na Avenida Bandeirantes, em Vila Operária (veja matéria nesta página). Após, às 20h30, na Praça Bom Jesus, na Vila Operária, vai ser a vez do Concurso de Miss Beleza Negra Original e apresentação de grupos de dança de rua.
As atividades do Movimento Negro hoje contam com a parceria da Central Única das Favelas (CUFA), Associação de Capoeiristas (Aradac), Associação Koblenz Brasil (KoBra), ONG Kilombos, Câmara Municipal e Prefeitura de Rondonópolis. Apoios: Assessoria Pedagógica do Estado; Sindicato dos Trabalhadores na Educação (Sintep); Secretaria Municipal de Cultura; e Secretaria Municipal de Educação.

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Espanta o “fantasma”: Ao apagar das luzes, prefeitura renova CRP por mais 6 meses

A Prefeitura de Rondonópolis conseguiu ontem, aos 45 minutos do segundo tempo, a emissão, pelo Ministério da Previdência, da...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img