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, 18 maio 2024
 
 

Edital prevê duplicação de mais 42 km

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Apesar da conquista, os trechos da BR-364 entre Rondonópolis e a Serra de São Vicente ainda não tiveram os editais de licitação publicados

–> LIBERADO –> O novo edital de licitação da duplicação de mais um trecho da BR-364 em Mato Grosso, publicado pelo governo federal nesta sexta-feira (19/10), traz alento à sociedade mato-grossense, que vem sofrendo nas últimas décadas com uma situação de caos na rodovia, especialmente entre Rondonópolis e Cuiabá. A licitação aberta prevê a duplicação do trecho entre Cuiabá e a Serra de São Vicente, com 42,4 quilômetros. A promessa é que os editais referentes aos demais trechos entre Rondonópolis e Rosário Oeste, passando por Cuiabá, sejam publicados até dezembro de 2012.
O superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes em Mato Grosso (Dnit-MT), Luiz Antônio Garcia, explicou que a contratação será ágil e mais segura, pois será feita por meio do Regime Diferenciado de Contratação (RDC), na submodalidade de “Contratação Integrada”, que começou a ser usado inicialmente para atender as obras da Copa do Mundo. A escolha da empresa vencedora decorrerá de critérios focados na técnica e no preço. Com isso, as empresas serão pontuadas de acordo com a experiência, com a capacidade técnica dos profissionais, a sua capacidade operacional, com os devidos atestados, e pelo valor ofertado.
Para se chegar à contratação do preço mais justo, o orçamento da obra licitada é sigiloso. Conforme Luiz Antônio, o contrato referente às obras não poderá receber aditivos de prazo ou valor. Para isso, as empresas terão de ir a campo para confrontar os dados existentes nos projetos do DNIT. Após o resultado, a vencedora terá de elaborar novos projetos básico e executivo para a obra. Com isso, o DNIT transfere todo o risco inerente ao projeto de engenharia para a contratada. Como já existem projetos básico e executivo feitos pelo DNIT, o superintendente explica que a contratada, basicamente, vai completar, detalhar e confirmar os existentes.
O edital permite a participação de consórcio de empresas no certame. Após a publicação do edital de contratação, as empresas têm um prazo de 60 dias para formalização das propostas. A abertura das propostas está prevista para o dia 20 de dezembro deste ano. A licitação será presencial e aberta. As empresas terão de apresentar um cronograma físico-financeiro para as obras. No caso do RDC, primeiro, abrem-se as propostas técnicas e de preço e, depois, abre-se a habilitação somente da contratada. A empresa contratada terá de provar que possui condições financeiras para execução das obras. Após a definição da contratada, a empresa poderá apresentar os projetos necessários por segmentos ou disciplinas, como terraplenagem, drenagem, pavimentação, sinalização, entre outros.
Não havendo nenhum impedimento, Luiz Antônio projeta que é possível que os primeiros lotes a serem licitados (Cuiabá/Serra de São Vicente e Rondonópolis/Jaciara) já estejam em obras até março/abril de 2013.  O lote que teve a licitação aberta prevê que a duplicação da BR-364 seja feita entre o entroncamento com a rodovia dos Imigrantes, em Cuiabá, até o começo do trecho duplicado da Serra de São Vicente. Na região do Distrito Industrial de Cuiabá, o edital exige a construção de dois viadutos e a implantação e pavimentação de ruas laterais, separando o trânsito local do trânsito de longa distância. Ao todo, o lote terá quatro viadutos.
As obras de duplicação da rodovia BR-364/163, entre Rondonópolis e Posto Gil, em Mato Grosso, tem uma extensão de 330 quilômetros, sem contar as travessias urbanas. Já está em plena execução o trecho entre Rosário Oeste e Posto Gil, com 45,4 quilômetros de extensão. Além da duplicação, o projeto prevê a restauração total da pista antiga em todo o trecho entre Rondonópolis e Posto Gil.
O prazo de execução das obras no trecho entre Cuiabá e Serra de São Vicente é de 1.200 dias, pouco mais de três anos. Os recursos para execução das obras estão previstos no Plano Plurianual/Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). As obras já contam com licenças ambientais devidamente emitidas.

Publicação de mais um edital é visto como vitória

Presidente do Comitê Pró-Rodovias, Elmo Bertinetti: agora é crucial intensificar as ações pela MT-040

A publicação de um dos editais para a duplicação da BR-364 entre Rondonópolis e Rosário Oeste, passando por Cuiabá, foi analisada como uma grande notícia pelo Comitê Pró-Rodovias, formado por pessoas da sociedade civil e que lutam por melhorias nas estradas da região. Mesmo assim, o Comitê alerta ainda para a necessidade da conclusão da MT-040, estrada estadual alternativa entre Rondonópolis e Cuiabá, passando pelo Pantanal.
O presidente do Comitê Pró-Rodovias, Elmo Bertinetti, avaliou ontem ao Jornal A TRIBUNA que a licitação da duplicação da rodovia no trecho entre Cuiabá e a Serra de São Vicente é um início, mas, mesmo assim, traz ânimo a todos. “Foi uma luta sofrida, depois de 20 anos começamos a enxergar uma luz no fim do túnel. Isso mostra que valeu à pena a nossa luta”, externou o representante, lembrando o recente “Placar da Duplicação”, uma contagem regressiva pública para as promessas do governo, sob iniciativa do A TRIBUNA.
No entanto, Bertinetti destaca que a luta do Comitê Pró-Rodovias continua, pois ainda faltam editais a serem publicados, em especial o do trecho entre Rondonópolis e Jaciara, o mais crítico. Além de observar o andamento das obras da duplicação da BR-364, atesta que é crucial intensificar as ações pela MT-040. “Não dá para mexer na BR-364 sem uma rodovia alternativa. A BR já está entupida de veículos e com obras não tem condições…”, externou, informando que a MT-040 seria uma opção para milhares de veículos de passeio, evitando os transtornos das obras e dos caminhões. Uma audiência com o governador Silval Barbosa está sendo articulada para tratar da questão.

LOTES
Conforme o cronograma anunciado agora pelo governo federal, o próximo edital será referente ao lote 01 (entre Rondonópolis e Jaciara) e será publicado entre os dias 31 deste mês e 15 de novembro próximo. O edital do lote 02 (entre Jaciara e Serra de São Vicente) será publicado no dia 30 de novembro deste ano. O edital do lote 04 (entre Cuiabá e Rosário Oeste), no dia 14 de dezembro deste ano.

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  1. Ao que parece já iniciou de modo atrapalhado, bem fora da realidade, pois os trechos muito críticos ficaram para mais tarde e, como as promessas são antigas, em torno de 20 anos e nunca cumpridas, devo admitir que só acredito vendo.

  2. Ate que enfim esta saindo alguma coisa para nossa terra.Continuo lembrando que apesar de toda essa propaganda ainda tenho medo das estripulias do governo federal. Notem bem a construção da via dupla ja esta planejada com 4 lotes, pois bem vai iniciar pelo 4 quando deveria ser pelo 1 onde tem maior trafegabilidade de carros. (RONDONOPOLIS X JACIARA )

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