24.1 C
Rondonópolis
, 10 maio 2024
 
 

Professor lança livro digital sobre artigos

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

Os artigos opinativos do professor Ruy Ferreira escritos ao longo de 16 anos no Jornal A TRIBUNA foram resgatados e viraram um livro eletrônico: “Linha do Tempo”. A publicação coincide com o transcurso de 42 anos do A TRIBUNA, comemorados em junho passado, e estará disponível a todos os leitores deste periódico a partir desta terça-feira (14/08), através de um link no endereço virtual (www.atribunamt.com.br).
Há 30 anos em Rondonópolis, Ruy Ferreira é bacharel em Sistemas de Informação, professor de Ciências, especialista em Análise de Sistemas e Banco de Dados, mestre em Educação e doutor em Educação, Ciência e Tecnologia. O professor atua no campus local da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).
A elaboração do e-book “Linha do Tempo” contou com a parceria do professor mestre em História Júlio Cézar Coelho, que auxiliou no resgate de todos os artigos do professor Ruy publicados desde 1996. O resgate originou 180 páginas de textos publicados somente no Jornal A TRIBUNA. Somado com artigos publicados em outros jornais, o livro eletrônico fica com 224 páginas.
Conforme Ruy Ferreira, o livro eletrônico surgiu até como uma alternativa ao fato de não ter viabilizado a publicação do livro físico. Ele lembra que mandou a proposta para duas editoras: uma particular e a editora da UFMT. No caso da particular, devido ao alto valor, desistiu da publicação. A editora da UFMT, apesar do parecer favorável, alegou falta de recursos.
Para o livro eletrônico, Ruy Ferreira fez o registro autoral da obra junto à Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro, e o registro editorial no ISBN, de âmbito mundial. Por não ter tido despesas com nenhum dos parceiros envolvidos no e-book, o professor optou por fazer o registro com licença que permite a todos os leitores o livre acesso à obra, sem custo algum. “O livro passou a ser de domínio público”, explicou.
“Linha do Tempo” é um livro que engloba três grandes eixos: os problemas regionais e nacionais da educação; os problemas regionais e nacionais da política; e experiências de vida. Nesse contexto, aborda assuntos como a emancipação do campus, a duplicação da BR-364, ampliações no aeroporto Marechal Rondon, análises sobre viagens pessoais, aprendizados com o infarto que sofreu, entre outros. Inclusive, atesta que, desde 1983, a criação da Universidade Federal do Vale do São Lourenço – hoje com enfoque na UFR – já era debatida em artigos da sua autoria.
Ruy Ferreira observa que escrevia, em grande parte, opinando sobre fatos publicados no Jornal A TRIBUNA. “Escrevia para esclarecer, educar para a cidadania…”, argumenta, lembrando que incitava a sociedade local a ter um pensamento crítico sobre diversos acontecimentos. “A sociedade local foi ao longo do tempo sendo devidamente esclarecida em termos de cidadania. Eu credito que na nossa região o Jornal A TRIBUNA foi um grande responsável por isso”, acrescenta.
O prefácio do livro eletrônico foi feito pela jornalista e professora doutora Edileusa Pena, também do campus local da UFMT. O livro é voltado tanto para as pessoas que gostam de uma boa leitura, como forma de entretenimento, como para estudantes e professores de unidades educacionais, em específico com abordagem na história regional.
Ruy lamenta apenas não ter conseguido patrocínio para viabilizar uma distribuição do livro em CD-Rom para todas as escolas do município e leitores do Jornal. Caso algum empresário tenha interesse em patrocinar essa distribuição em CD-Rom pode consolidá-lo através do e-mail [email protected] ou pelo telefone (66) 8112-7499.
Com o resgate e disponibilização do material na internet, o professor objetiva perpetuar os artigos para novas gerações e facilitar o seu acesso a toda a sociedade. Reforçando, os interessados podem baixar o livro eletrônico, de forma  gratuita, na página www.atribunamt.com.br, no formato PDF.

Clique aqui para ter acesso ao livro ” LINHA DO TEMPO”

- PUBLICIDADE -spot_img

13 COMENTÁRIOS

  1. Parabenizo-o pela inconformação com as coisas erradas praticadas por autoridades e alguns políticos. Seus artigos, são importantes e oportunos. É bacana lê-lo Ruy Ferreira, porque você mostra a correnteza e também o abismo. Vez por outra alerta e depois mostra a consequência de não ter sido ouvido. Palavrões? O que é que há? você manda bem e ponto. E pronto. Toque em frente. Os cães ladram e a caravana passa. Abraço forte. [email protected] – advogado criminalista.

  2. Estimado professor Ruy Ferreira!! Só agora me apercebo de que, na correria e com o fluxo de posts, no facebook, o seu baixou, sem ter comentado.
    Agradeço a grande partilha e parabenizo pelo livro, que será a 1a leitura destas férias!!
    Grande abrs!! #Sucesso!! Boas festas e um super 2013

  3. Parabéns meu eterno professor, por mais esta vitória alcançada e mesmo sem ter lido o livro ainda, sei que é uma obra prima, como tudo que você faz!!

  4. Luzane e Renato são suspeitos de emitir opinião, afinal somos amigos e assim fica tudo azul diante da gente. A Iara é mais que suspeita, pois me conhece de verdade desde o nascimento e sabe o quanto amamos um ao outro. Somos farinha do mesmo saco. Mas, agradeço aos mesmos. Isso é o que posso fazer hoje e prometo fazer mais.

  5. Parabéns colega! Grande contribuição para aqueles que sabem o valor do conhecimento nas suas vidas em todo e qualquer momento e contexto histórico em que viva. É realmente uma pena que nossas instituições não valorizem pessoas como você, capazes de organizar, produzir, sistematizar e compartilhar novas idéias e perspectivas com seus semelhantes e, por isso, não investem na publicação de suas obras. Ainda bem que não desistiu e por meio de um livro digital com certeza vai provocar a reflexão e contribuir para que outros(as) que, como nós, se preocupam com a melhoria da qualidade de vida do povo brasileiro e com a justiça, irão construir.

  6. Parabéns profº Ruy. Tive o prazer de ler alguns de seus artigos no site do jornal A TRIBUNA e gostei muito. São bem escritos, informativos e críticos. Então, acredito que a leitura desse livro será muito prazerosa. Muito bom uma pessoa com uma grande biografia e experiência de vida estar compartilhando seu conhecimento e opinião sobre assuntos relevantes à sociedade. Tive a oportunidade de ser aluno do profº Rui e posso dizer que esse é um grande cidadão e mesmo sem ter lido o livro ainda, baseado no que conheço da sua história, postura crítica e poder de argumentação, recomendo a todos que o leiam.

  7. Parabéns Ruy. Estou orgulhosa de ver o seu sucesso. Imagine o que representa para mim saber que aquele menininho que vi nascer se tornar um homem inteligente, honrado e defensor dos direitos humanos e não se acovardar diante da podridão de nossa sociedade hipócrita.Que este seja o primeiro de muitos livros e que Deus me permita estar aqui ainda para lê-los. Beijos e muito sucesso.

  8. Ruy, mais uma vez parabéns, você merece, um grande homem, admirável pela sua luta, determinação e forca de vontade. Obrigada por nos dar mais um pedacinho de você, essa grande obra, que só vem enriquecer nosso conhecimento.

  9. Parabéns professor Ruy pelo belo trabalho que sempre realizou. A sua inquietude sobre os problemas sociais – as “coisas” da sociedade, e, em primeira instância, as da educação, em amplo sentido, tem contribuído com todos na ampliação dos seus horizontes, na caminhada em busca do conhecimento. Você é gente que faz história!

  10. Ruy é uma pessoa extremamente inteligente e grande observador e crítico dos problemas sociais brasileiros. Aprendeu, em sua vasta experiência de vida, o valor das palavras ética, coragem, determinação e, acima de tudo, amizade e lealdade.
    Realmente um grande cidadão!

    Parabéns por mais essa vitória em sua vida! Obrigada por esse presente, pois suas reflexões serão sempre um aprendizado para todos!

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Estica a corda: Pátio busca Justiça para não pagar emendas até 30 de junho

Em meio às cobranças dos vereadores sobre o pagamento das emendas impositivas previstas na Lei de Orçamento Anual (LOA)...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img