17.8 C
Rondonópolis
, 11 maio 2024
 
 

Conselho planeja expansão em Mato Grosso

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img
Evento para homenagear mulheres na cidade de Itiquira, vizinha a Rondonópolis

A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Rondonópolis, Sandra Raquel Mendes, participou do evento “As Soberanas de Itiquira”, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, organizado pelas Secretarias de Turismo e Assistência  Social daquele Município, com o apoio de empresas do setor privado. A expansão do Conselho para várias cidades está sendo articulada.
Sandra Raquel, atendendo ao convite do secretário municipal de Turismo, Afonso Aragão, participou de uma mesa redonda sobre o tema “Oportunidades e Desafios da Mulher no Cenário Social, Cultural e Mundial”. Também participaram do debate: a primeira-dama do Município, Nancy Velasco Sander, a secretária de Assistência Social do Município, Jane Gobbe, e a empresária Maria Paixão.
A presidente do Conselho destacou a necessidade da mulher buscar seu lugar de direito, ao lado do homem, ocupando o espaço que lhe é digno, frisando que a mulher precisa enfrentar os preconceitos, adversidades e buscar o respeito. Em um segundo momento foi entregue o prêmio “As Soberanas de Itiquira”, quando 15 mulheres foram eleitas por uma comissão da própria administração em seus respectivos setores de destaque.
Após o evento, a presidente do Conselho da Mulher de Rondonópolis se reuniu em um breve bate-papo com lideranças locais femininas, constatando a necessidade de criação do Conselho da Mulher naquele município. Ela identificou o alto índice de violência contra mulher, com destaque para violência psicológica, em que não se fere o corpo, mas a moral, evidenciando, em alguns casos, situações de mulheres com alto grau de depressão, com autoestima baixa e desmotivadas para os desafios diários.
Sandra Raquel ficou com o compromisso de retornar a Itiquira para organizar, junto com mulheres líderes, a criação do Conselho na cidade, a exemplo de Primavera do Leste, onde a entidade já é altamente ativa na defesa das mulheres. “As ações em municípios vizinhos a Rondonópolis só é possível devido à colaboração dos órgãos governamentais de municípios como Itiquira e de parceiros do Conselho de Rondonópolis como o deputado estadual Nininho e Mariene Fagundes”, externou.
Sandra acrescentou que, pelo fato do Conselho da Mulher de Rondonópolis ser bem ativo, está despertando o interesse de vários grupos de mulheres em também criar em seus municípios tal entidade, a exemplo de Sorriso e Nova Ubiratã. Entre os dias 13 e 16 deste mês, por exemplo, ela estará em Nova Ubiratã para palestrar e articular as mulheres daquele município para criação do CMDM.
“Nosso objetivo é orientar as mulheres dos municípios que ainda não tem Conselho da Mulher, para que todas as mulheres de Mato Grosso tenham conhecimento de seus direitos e também de seus deveres. O Conselho é um órgão de extrema relevância para a sociedade”, ressaltou Sandra Raquel.

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Solidariedade: Comboio com 16 carretas já está a caminho do Rio Grande do Sul

A Ação Solidária Emergencial em Prol do Rio Grande do Sul, organizada pela Diocese de Rondonópolis e parceiros, terminou...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img