22.5 C
Rondonópolis
 
 

Morre Dimas Carratte, primeiro árbitro de futebol da cidade

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img
Dimas Carratte: vítima de um câncer, morre aos 83 anos

Vítima de um câncer na bexiga, faleceu ontem, por volta das 9h, na Santa Casa de Rondonópolis, aos 83 anos, Dimas Carratte. Natural de Corumbá, no Mato Grosso do Sul, o pioneiro estava radicado na cidade desde 1961. Fazia uma semana que ele estava internado na Santa Casa. O corpo de Dimas está sendo velado na Capela do Cemitério de Vila Aurora, onde será sepultado hoje (14), por volta das 9h.
Conforme a família, Dimas Carratte foi o primeiro árbitro de futebol de Rondonópolis. “Ele teve a sua profissão reconhecida nos anos dourados do futebol amador da nossa cidade”,  diz a filha Daisy Carratte. Ele trabalhou também como escrivão da polícia e chegou a exercer a função de delegado de polícia em Rondonópolis. “Foi na época em que o respeitado Tenente Adib estava na cidade e a delegacia de polícia funcionava onde é hoje a agência dos Correios, na avenida Amazonas”, conta o genro Walter Costa Faria, o popular Valtinho Beleza.
Nos anos 80, Dimas Carratte foi para Rondônia, onde enxergou uma oportunidade de melhorar a vida da família. Nesse período também, de acordo com a filha Daisy, o pai teve a oportunidade de trabalhar como árbitro de futebol na Bolívia e no Peru.
Depois de algum tempo, retornou para Rondonópolis, onde viveu até os últimos dias de sua vida. Ele era viúvo de Áurea Zorron Carratte, falecida há 24 anos. Deixa 4 filhos e cinco netos. “Era um paizão, sempre amigo e conselheiro. Um homem culto, íntegro e correto nos seus negócios”, externa a filha  Daisy.
O funcionário público Clocy Pires, amigo da família há vários anos, recorda que Dimas Carratte era um homem de uma inteligência invejável.  “Ele tinha muito conhecimento, lia muito e ouvia muito rádio.  Era muito gostoso conversar com ele, ouvir relatos da sua vida, os acontecimentos do dia a dia. Uma verdadeira fonte de sabedoria e experiência de vida”, relata Clocy. “Como árbitro de futebol, segundo o depoimento de pessoas que conviveram com ele na época, tinha uma postura impecável dentro de campo e era respeitado por todos os jogadores”,  acrescenta Clocy Pires.

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Na abertura da 89ª ExpoZebu, Arthur Lira defende proposta para limitar ações no Supremo

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), quer “subir o sarrafo” de quem pode propor ações diretas...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img