33.9 C
Rondonópolis
-->  
-->  

Simpósio Rondonópolis contra a Pedofilia será na terça-feira

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

O Ministério de Comunicação Mais de Deus realiza na próxima terça-feira (13) o “Simpósio Rondonópolis contra a Pedofilia”, que tem por finalidade promover ação de alcance social alertando a comunidade para o problema. O evento terá início às 19h, na Escola Estadual Sagrado Coração de Jesus, em Rondonópolis.
De acordo com os organizadores do Simpósio, dados da Polícia Judiciária Civil no município revelam que somente entre outubro de 2009 e fevereiro de 2010 foram registradas mais de 70 ocorrências que configuram exploração sexual contra crianças e adolescentes e pedofilia. Porém, conforme autoridades policiais, os números não representam a realidade principalmente por causa do medo de denunciar.
“Em Rondonópolis temos o dia municipal de combate à exploração sexual infanto juvenil, em que normalmente o poder público realiza ações, mas não podemos nos limitar a datas alusivas para trazer a discussão à tona. Entendemos que esse papel não compete somente ao poder público, a sociedade em geral precisa agir, e rápido, pois são muitas crianças e adolescentes que sofrem com esse tipo de agressão e, muitas vezes, por medo não denunciam”, explica a diretora do Mais de Deus, jornalista Karoline Garcia Lustoza.
A presidente da Sala da Mulher da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (AL/MT), Janete Riva, que coordena a Campanha Todos contra a Pedofilia no estado, vai ministrar a palestra “Todos contra a Pedofilia”.
Segundo Karoline, o Núcleo de Relações com a Comunidade do Mais de Deus foi criado por conta da preocupação em praticar o Evangelho como Jesus ensina na Palavra. “Nossa visão é que se Deus é amor e se dizemos que amamos a Deus temos que praticar o amor ao próximo, e a Igreja num todo precisa despertar para seu papel social. Não podemos só espiritualizar todas as questões negativas que assolam a sociedade, precisamos sim, através da prática do amor, fazer com que as pessoas que sofrem encontrem refrigério. Vivemos um tempo em que a Igreja deve ir até às pessoas, elas não virão a Igreja sozinhas se não virem bons testemunhos e práticas”.
A Pastoral da Mulher Marginalizada, por meio da coordenadora Rosely Rodrigues Cândido fará uma explanação sobre os casos de abuso e pedofilia na cidade alertando para a gravidade e consequências do crime. Já o Missionário Ismael Borges será preletor da palestra “A Igreja e seu papel na Luta contra a Pedofilia”. Borges atuou com evangelismo em regiões consideradas de risco como a Cracolândia (no centro de São Paulo), em 2009 ajudou na criação da ONG Casa de Missões em Rondonópolis.
“A omissão é grande e grave nesses casos, por isso quando mais debatermos o assunto mais a sociedade, e as vítimas vão se fortalecer e ganhar força para denunciar. Ficamos muito felizes com a iniciativa e em saber que podemos somar forças em prol dessa causa”, afirma a coordenadora a Pastoral e diretora da Casa Abrigo Rotativa, Rosely Rodrigues.
Alunos da Universidade Federal de Mato Grosso, campus local, serão monitores durante o Simpósio e serão emitidos certificados para os participantes. “Nosso público alvo são os multiplicadores, ou seja, estudantes, professores, pais, profissionais da saúde, conselhos Tutelar e da Mulher, presidentes de associações de bairros, pois no dia a dia lidam com situações que se pode evitar ou denunciar ocorrências”, afirma a organizadora, que tem o apoio da Secretaria de Estado de Educação por meio da Assessoria Pedagógica.

- PUBLICIDADE -spot_img

1 COMENTÁRIO

  1. Parabéns pela iniciativa, isso mostra que existem pessoas sérias e comprometidas com o social da noss cidade, coisa que muitas vezes o poder publico mostra que não está nem aí. Parabéns, estarei lá.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Encontro das Águas: Obras de parque se arrastam por 4 anos sem previsão de conclusão

Quase dois anos depois de ter a primeira parte das obras concluídas, e há quatro do início da construção,...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img