26 C
Rondonópolis
 
 

EDITORIAL: Esperar um trabalho bem feito

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img
(Foto – Arquivo)

O ano novo começou e com ele continuam os trabalhos do Censo 2022 em Rondonópolis, que sofreu um atraso e deve ser finalizado apenas em fevereiro de 2023.

Mesmo sem estar finalizado, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou no final do ano uma prévia da população dos municípios para ser repassada ao Tribunal de Contas da União (TCU), visando assegurar o cumprimento de uma premissa legal.

A prévia contabilizou os dados levantados até 25 de dezembro, junto com estimativas para as localidades onde os trabalhos não foram concluídos. Conforme a divulgação, a prévia contabilizou uma população de 253.388 habitantes para Rondonópolis.

Com um expressivo crescimento urbano visível na última década, os números da prévia geraram frustração em grande parte dos moradores e segmentos locais, que projetavam uma população local em quase 300 mil habitantes.

Apesar dessa decepção inicial, é preciso salientar que os dados são uma prévia ainda e, dependendo do andamento dos trabalhos, podem resultar em uma população maior para Rondonópolis. Mas, para isso, é necessário um trabalho bem-feito em torno do Censo 2022.

Nesse sentido, gera muita preocupação a grande quantidade de moradores que se manifestaram através das redes sociais do A TRIBUNA e externaram ainda não ter sido entrevistados pelos recenseadores.

Isso é um alerta para os diretores do IBGE e para nossas autoridades de que há muito o que ser feito ainda em Rondonópolis nessa contagem.

Além disso, os moradores também precisam colaborar com os trabalhos dos recenseadores, considerando que há muita recusa por parte de residentes em condomínios fechados e prédios. Um trabalho confiável só vai ser possível com a soma de esforços de todos, colaborando com a pesquisa, comunicando casas não pesquisadas e fiscalizando os trabalhos.

Esses dados populacionais não são meros números, mas influenciam na distribuição de recursos públicos e formação de políticas públicas, por isso devemos dar mais importância aos trabalhos do Censo 2022.

 

- PUBLICIDADE -spot_img

1 COMENTÁRIO

  1. Das pessoas que conheço, apenas meu Avô que mora na Vila São Francisco foi entrevistado – No condomínio onde moro ninguém foi entrevistado, o pessoal que trabalha comigo e também outros conhecidos não foram entrevistados, e são pessoas que moram em várias regiões da cidade. Rondonópolis ficará prejudicada se não prorrogarem bastante esse prazo e voltarem em locais onde não tinham moradores no momento.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Ajuda ao RS: Carretas com doações saem em comboio nesta sexta-feira

Rondonopolitanos participam em massa e, diante da grande quantidade de doações para os afetados com as chuvas no Rio...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img