17.8 C
Rondonópolis
, 11 maio 2024
 
 

Uma vitória!

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

Diante de tantas lutas travadas pela sociedade rondonopolitana, uma delas caminha para sua concretização em breve. Conforme noticiado pelo Jornal A TRIBUNA na semana passada, o Senado aprovou a criação de mais uma Vara da Justiça Federal no município de Rondonópolis.
Queremos destacar nesse espaço que era uma antiga necessidade a implantação de uma segunda Vara Federal em Rondonópolis. Há vários anos, vínhamos noticiando neste periódico que a Subseção de Rondonópolis da Justiça Federal enfrenta uma série de dificuldades que colocam em risco à prestação do serviço à sociedade.
Atendendo a maior cidade do interior e segunda maior economia de Mato Grosso, a Subseção acumula hoje cerca de 14 mil processos em tramitação, sob a responsabilidade de apenas 01 juiz titular. O resultado é a tradicional lentidão no andamento dos processos, comprometendo a efetividade da Justiça Federal em nosso município.
Até chegar na aprovação dessa nova estrutura pelo Congresso em Rondonópolis, foram anos de luta, com grande empenho ultimamente dos três senadores com base em nossa cidade. Inclusive, nos orgulhamos nesse período de termos abraçado como veículo de comunicação essa luta em nome da sociedade rondonopolitana.
Contudo, a vitória ainda não é plena! Ainda precisamos que a presidente Dilma Rousseff sancione o projeto de lei criando a nova Vara Federal em Rondonópolis e que, na sequência, os procedimentos administrativos para a implantação tenham agilidade.
Também, assim como noticiamos, Rondonópolis ainda carece de uma Defensoria Pública da União (DPU), estrutura ainda inexistente em nosso município, fazendo com que haja uma lacuna para a população mais carente quando se trata de assuntos judiciais de competência federal.
Uma esperança é que a Justiça Federal determinou, por meio de ação civil pública, que a União e o Estado de Mato Grosso instalem em Rondonópolis uma DPU. Assim como externado nesta decisão, a todos os cidadãos é assegurado o acesso à Justiça e, àqueles necessitados, é assegurado o direito à assistência jurídica integral e gratuita prestada pela Defensoria Pública. Rondonópolis não pode estar alheio a esse direito!
Ademais, vemos com bons olhos que nosso município, aos poucos, tem buscando atender a crescente demanda da população que busca a tutela da Justiça, em suas diversas esferas…

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Solidariedade: Comboio com 16 carretas já está a caminho do Rio Grande do Sul

A Ação Solidária Emergencial em Prol do Rio Grande do Sul, organizada pela Diocese de Rondonópolis e parceiros, terminou...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img