24 C
Rondonópolis
, 11 maio 2024
 
 

A velha Mata Grande…

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

Desde a época da sua inauguração, na década de 1980, a Penitenciária da Mata Grande tem sido encarada como uma dor de cabeça para os rondonopolitanos. Por um lado, o sistema prisional necessita de uma unidade para “reeducação” das pessoas que infringem a lei. Por outro, a penitenciária também provoca inconvenientes diversos.
Um dos problemas é que a maioria dos detentos da Mata Grande vem de outras localidades. Junto com os presos vêm familiares e comparsas que ficam na periferia da cidade e que contribuem para fomentar o tráfico ou a criminalidade. Além disso, quando da soltura ou progressão de regime, os detentos acabam ficando no município.
Essa situação foi confirmada pelo novo comandante do 4º Comando Regional Sul da Polícia Militar, em entrevista ao Jornal A TRIBUNA. O ideal seria que cada cidade cuidasse dos seus presos, mesmo aqueles condenados a regime fechado. Infelizmente, a maioria das cidades mato-grossenses conta apenas com pequenas cadeias sem estrutura e que não têm condições de receber detentos com condenação.
Outro agravante é que unidades prisionais do porte da Mata Grande ainda dão brechas para a atuação de organizações criminosas, as quais continuam dando as ordens, praticando crimes e aterrorizando a sociedade, mesmo na reclusão. Nessa realidade muitas rixas surgem entre detentos e ex-detentos e que acabam sendo resolvidas quando da saída dos desafetos da unidade prisional.
Mesmo com a constante cobrança, o Estado ainda é falho ao evitar que os detentos continuem a agir a partir de dentro das unidades prisionais. Para isso, seria crucial acabar com a corrupção de agentes prisionais e investir em sistemas de bloqueios de comunicação entre o presídio e a sociedade.
Mais uma vez há um reconhecimento de que a presença de uma unidade prisional como a Mata Grande é um complicador para segurança pública. Resta o poder público se preparar para essa realidade, dando o suporte necessário em segurança pública para que Rondonópolis conviva de forma mais harmoniosa com a Mata Grande.

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Solidariedade: Comboio com 16 carretas já está a caminho do Rio Grande do Sul

A Ação Solidária Emergencial em Prol do Rio Grande do Sul, organizada pela Diocese de Rondonópolis e parceiros, terminou...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img