30.1 C
Rondonópolis
 
 

Papo Político

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img
Rubens Paulo: “O presidente do Sispmur será candidato a vereador ou continuará como cabo eleitoral do Reginaldo? Eis a questão...”

1- A CASSAÇÃO DO PREFEITO
Zé Carlos do Pátio (PMDB), que foi oficializada na terça-feira 10, pelo Tribunal Regional Eleitoral, já na quinta-feira foi publicada no Diário da Justiça e deve ganhar novos capítulos até amanhã, segunda-feira, que é o prazo final para Pátio entrar ou não com pedido de recurso no Tribunal Regional Eleitoral. Os advogados do prefeito têm várias estratégias para serem colocadas em prática e uma delas seria até mesmo não buscar o recurso no TRE e sim partir para o TSE, e caso isso ocorra a Câmara pode ser informada na terça-feira pelo TRE da vacância do cargo, enquanto Pátio e sua equipe tentariam reverter o quadro em Brasília para que o prefeito se mantenha no poder. Desta forma o dia de amanhã deve ser tenso, tanto para Pátio como para o presidente da Câmara, Ananias Filho, que poderá ser convocado para assumir o cargo de prefeito.
Em meio à questão jurídica, a Coluna como vem dizendo nos últimos dias prevê que neste período de incertezas o prefeito Zé Carlos do Pátio aos poucos vai melhorando a rejeição que sofre em Rondonópolis. A cassação serviu para Pátio melhorar a imagem dele que estava muito desgastada junto à população e as falhas da administração hoje estão em segundo plano.
Durante a semana o jornalista Mário Marques de Almeida, que tem um jornal de circulação na capital e nos últimos meses vem prestando assessoria para Pátio, divulgou uma reportagem que mostra que a cassação do prefeito está provocando reações. “Um desses líderes religiosos, por exemplo, o padre Lothar – conhecido por sua grande obra assistencial em benefício de pessoas carentes, sobretudo idosos e crianças -, em suas homilias, nas missas que reza na paróquia de Vila Operária – o bairro mais populoso de Rondonópolis -, afirma que ‘Zé do Pátio está sendo crucificado por sua opção pelos pobres’”, escreveu Mário em seu jornal.
A Coluna não conversou com o Padre Lothar sobre essas declarações, mas é fato que o Padre sempre foi companheiro e admirador de Pátio e o prefeito, por outro lado, sempre tratou o padre da mesma forma. Deste quando era deputado estadual ou até mesmo vereador, a Paróquia São José Operário sempre foi parada obrigatória do agora prefeito em campanhas e em visitas, e nem é preciso explicar que foi na Vila Operária que Pátio fez a sua carreira política, sempre ao lado do Padre Lothar, onde inclusive consagrou a sua vitória no pleito de 2008.

2- ESTE COLUNISTA FICOU
assustado na noite de quinta-feira, 12, quando estava acompanhando o jogo entre o Flamengo e o Lanús da Argentina, quando recebeu uma ligação,  que por sinal chiava muito. Do outro lado da linha, o cidadão se identificava como amigo íntimo do jornalista João Batista Toledo, que por quase 30 anos comandou este espaço. Expliquei que o grande J.B. havia se aposentado e ai sim ele se identificou como o “homenzinho de São Paulo” e disse que está de volta à nossa região e de cara mandou avisar: “vou falar rápido, pois o crédito do meu celular está acabando”. Como o meu celular não tem bina não consegui identificar o telefone dele. Em seguida disse à coluna que o escândalo nacional envolvendo o contraventor Carlinhos Cachoeira pode ter reflexo até mesmo em Mato Grosso e em Rondonópolis. No passado, segundo o “Homenzinho”, o contraventor teria conversado com uma pessoa que vivia na cidade e até mesmo indicado uma empresa para prestar serviço para uma autarquia ligada à prefeitura de Rondonópolis.
Quando a Coluna perguntou qual autarquia seria essa e quem seria o contato de Cachoeira na cidade, o Homenzinho aos berros respondeu: “Essa pessoa não está mais morando aí, acho que até mudou de Mato Grosso e a empresa é a…”, mas a ligação caiu antes do nome da empresa. Possivelmente os créditos do “Homenzinho” devem ter acabado.
Depois recebi uma mensagem pedindo para eu ficar de olho no noticiário de Cachoeira para ver se Rondonópolis iria ou não aparecer no noticiário envolvendo o famoso contraventor.
Com certeza a Coluna vai acompanhar o noticiário sobre Cachoeira para ver as informações do “Homenzinho” se confirmam e em todo caso também vamos aguardar uma nova ligação dele, pois ele já deve ter comprado créditos para poder fazer novas ligações. Em um fato pelo menos posso dormir mais tranqüilo, pois nesta nova fase o famoso “homenzinho” abriu mão das ligações à cobrar em altas horas da madrugada.

3- AS ARTICULAÇÕES
nos bastidores da política nestes últimos dias estão pegando fogo, mas não nas majoritárias, onde os partidos estão em compasso de espera com relação à situação do prefeito Zé Carlos do Pátio, e sim nas proporcionais.
O pré-candidato a prefeito pelo PPS, o deputado estadual Percival Muniz, que mesmo nos últimos dias esteve distante da cidade, tem trabalhado muito para fechar um bloco forte de vereadores para a Câmara. Um grupo ligado a Percival deve apresentar uma proposta que pode gerar polêmica, que seria a formação de chapão envolvendo o PPS, PV, PDT e PSB. Na visão de alguns desta forma se formaria um bloco em condições de eleger mais da metade dos 21 vereadores, pois a superchapa poderia contar com nomes de peso como Cadidé, Ailton das Neves, Vilma Moreira, Valdir Clemente, todos eles ex-vereadores, além de Reginaldo dos Santos, que está em pleno exercício do seu mandato na Câmara de Vereadores. Com esses puxadores de votos e ainda a força de um candidato próprio a prefeito, a aposta é que essa união poderia fazer frente à chapa do PMDB, que conta com os quatro vereadores que o partido tem na Câmara para fazer a maior bancada nas eleições de outubro.

4- POR FALAR EM REGINALDO,
a coluna conversou na sexta-feira com o parlamentar do PPS sobre uma suposta crise, envolvendo ele e o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (Sispmur), Rubens Paulo. A informação que a Coluna recebeu é que os dois que sempre foram parceiros nas articulações sindicais estariam rachados, pelo simples fato de que Paulo seria candidato a vereador. Reginaldo negou o racha e disse que Paulo não é candidato.
Porém, a Coluna confirmou que o presidente do Sispmur está filiado dentro dos prazos legais e apto a disputar, se for de interesse dele. O que causou surpresa é que Paulo não está filiado ao PPS de Percival Muniz, como muitos dizem, e sim ao PSC. De fato, até mesmo dentro do Sispmur foi uma grande surpresa saber que Paulo estaria filiado a um partido, pois poucos acreditavam que ele estaria até mesmo filiado.
Para esclarecer a situação, a Coluna entrou em contato com o vice-presidente regional do PSC, o pastor Ildo Rodrigues e o mesmo garantiu a filiação de Paulo, mas explicou que a principio o presidente do Sispmur não seria candidato a vereador em 2012.

5- NO ENCERRAMENTO DA COLUNA HOJE,
gostaria de agradecer as mensagens recebidas pelos leitores e amigos como a Cida Pereira, ex-presidente do Sispmur, o Zildo Júnior e o Ailon do Carmo, que citou a Coluna em seu programa Samba Show transmitido pela Rádio Juventude. Todos eles parabenizando o nosso trabalho. Dentro das nossas limitações procuraremos sempre fazer o melhor em respeito aos nossos leitores.

- PUBLICIDADE -spot_img

1 COMENTÁRIO

  1. Lucas, nós que agradecemos pela pessoa que voce é e pela competencia que desempenha á nós leitores, que DEUS continue brilhando seus caminhos.
    Um grande abraço.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Eleições municipais: Ex-presidentes da Câmara ensaiam retorno

Pelo menos três ex-presidentes da Câmara Municipal têm projetos para retornar ao Legislativo nas eleições municipais deste ano, a...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img