29.7 C
Rondonópolis
 
 

Papo Político

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img


 

Vereador Ozéas Reis: “Uma novidade no fechamento da janela, deixa a presidência do PP e vai para o UB para apoiar Thiago Silva para prefeito…”

1- SENHORAS E SENHORES,

Na sexta-feira, 5, foi praticamente o marco da largada da campanha eleitoral municipal, com as eleições de 6 de outubro que se aproximam. A famosa “nuvem” sempre lembrada aqui no PAPO, esteve agitadíssima, não parou um só instante, estava naquela de “pra lá e pra cá”, principalmente em relação à formação de chapas de vereadores, o que não é nada simples, como muitos pensam.

E é justamente nesses movimentos que o eleitor tira suas conclusões de que ideologia não existe na política brasileira. Vejam Senhoras e Senhores, por exemplo, as mudanças partidárias ocorridas aqui em Rondonópolis, em cima da hora no fechamento da janela.

Na verdade, o que interessa mesmo são as possibilidades eleitorais oferecidas pelas siglas, e os matemáticos são os maiores consultores, calculando quantos votos serão necessários para o coeficiente eleitoral e quantas vagas podem ser conquistadas por determinada sigla. O pré-candidato muda da Esquerda para a Direita, ou vice-versa, sem mesmo ler os estatutos do novo partido.

O nosso leitor tribuneano acompanha as peripécias dos candidatos pelas páginas do A TRIBUNA, geralmente nas reportagens do companheiro Valdeque Matos. Só para citar um exemplo, já que o espaço é pouco: Como o vereador Cláudio da Farmácia, depois de 3 eleições vitoriosas pelo MDB, na última hora assina ficha de filiação no PSB?

Segundo ele, que decidiu pelo novo partido depois de uma reunião na sala do prefeito, foi só por questões eleitorais (Sic). Ele vai se sentir inteiramente à vontade no grupo do prefeito Zé do Pátio e do candidatável Paulo José Correia e gozará de todas as regalias dos candidatos que há 8 anos, ou até mais, já acompanham o grande líder patista?

UMA OUTRA CURIOSIDADE

aqui da Coluna é sobre a vereadora Marildes Ferreira (PSB), ela se destaca na Câmara Municipal pela sua independência, andou batendo pesado no Zé, principalmente pelo descaso administrativo na Saúde, e mais votou contra os interesses do prefeito do que a favor, se posicionando sempre pelos interesses da população.

Como estamos aqui antes das 23.59hs da sexta-feira, 5, será que ela mudou de sigla ou vai subir no palanque para defender a continuidade da administração atual e apoiando o Paulo José Correia (seu presidente no PSB)?. Apesar de que, o pré-candidato Paulo José tem um perfil inteiramente diferente do egocêntrico político José Carlos do Pátio.

OUTRA CURIOSIDADE,

e o Juquinha Lemos, servidor da equipe do Zé, já foi PV, PSOL, apoiando o Paulo José. Foi chamado a Brasília e voltou às origens, assinando ficha no PT, com direito a foto ao lado de grandes autoridades petistas e do pré-candidato Teti.

O Juca foi convocado para somar forças na campanha do empresário do agro, o Carlos Augustin “Teti”, mas nunca esquece a quem declarou apoio, ou seja, o Paulo José.

No caso do Juca, um detalhe, ele é esquerda mesmo, não tem mudança de nuvem, e assim vai para uma nova disputa por uma vaga na Câmara Municipal, onde já ocupou uma cadeira no passado.

E TEM MAIS ALGUMAS HISTORINHAS

da nuvem política para a vereança:
O vereador Ozéas Reis movimentou o PP, foi até Cuiabá e pediu autorização para apoiar o pré-candidato Paulo José (PSB) e no fechar da janela trocou a filiação pelo UB, para apoiar Thiago Silva (MDB) para prefeito, ainda levou alguns candidatos da chapa do PP e até a senha partidária. Parece até piada, mas o Zé do Pátio, que contava com ele no grupo, teve foi de correr atrás do Ozéas para pegar a senha do PP para registrar os nomes na chapa de vereadores.

JÁ O RONI CARDOSO,

que estava cotado para ser o presidente do PSD, no lugar do Aylon Arruda, no bloco progressistas, acabou surpreendendo também e desembarcou no União Brasil, para apoiar Thiago Silva.

Outra surpresa no UB foi o suplente Dr. Manoel, ele que era certo como apoiador do Paulo José. Já o Dico Sodré deixou o amigo Zé do Pátio na mão e foi para o MDB do Thiago Silva. O ex-vereador Mazete era aguardado no PP, mas acabou indo para o time do pré-candidato Claudio Ferreira (PL).

E o vereador Roni Magnani ficou mesmo no PSB, depois de mais de um ano na bronca com a falta de maior apoio do Zé do Pátio para a sua candidatura de deputado estadual.

Ele e o prefeito foram protagonistas da novela “Entre tampas e beijos”, troca de farpas e ameaças. O Magnani é do diretório do PSB, mas garante que não disputará a reeleição e, pela nuvem hoje, vai apoiar o Thiago Silva para prefeito.

2- MAS DEIXANDO OS VEREADORES

para depois, voltamos aqui aos prefeituráveis.
Faltam exatamente seis meses para conhecermos quem assumirá o Palácio da Cidadania no lugar do Zé do Pátio – Ufa!!!. E a Coluna continua achando que o nosso prefeito, ao contrário do que prega, não quer mesmo eleger o seu sucessor. A medida que vai se aproximando o processo eleitoral, mas se espanta com o que acontece na Prefeitura do Zé.

Nesta semana o que causou barulho e indignação geral foi a manobra do prefeito em mandar seis projetos para a Câmara Municipal para, em regime de urgência, criar 160 novos cargos na Prefeitura.

Ele só não contava com a repercussão que teve a matéria divulgada pelo A TRIBUNA, com o alerta feito pelo vereador Subtenente Carlos Guinâncio, denunciando o fato como simplesmente uma manobra eleitoral para, na verdade, conquistar 160 cabos eleitorais à véspera do fechamento da janela de transferência partidária.

E como tudo indicava que o pedido de urgência e aprovação dos projetos passariam tranquilamente, com os 14 votos contabilizados pelo prefeito, mas não foi isso que aconteceu, na hora H o fidelíssimo líder, Reginaldo Santos (que assinou ficha no PSB) – que também se notabilizou como grande “enxugador de gelo” nas defesas empolgantes, nem sempre convincentes, das manobras patistas -, mais do que depressa retirou os projetos da pauta, pois detectou que seria outra derrota do Executivo no Legislativo.

E o principal argumento do vereador Reginaldo é de que “não se trata de criação de 160 cargos, mas de uma reorganização da estrutura funcional de algumas secretarias, com mudanças de nomes das funções”.

Ora! Cara pálida!, com tanta coisa pra discutir em Rondonópolis, para que essa movimentação toda só pra alterar nomenclaturas de funções, e a toque de caixa, em regime de urgência?!! E assim o prefeito Zé das Praças (ops!), Zé do Pátio, ficou também sem os novos cabos eleitorais.

Senhoras e Senhores, se temos muita gente aprovada em concurso esperando ser chamada para assumir, qual a finalidade de criar esses cargos agora, criando mais despesas e onerando o orçamento nesta reta final da administração?! Será que na próxima reunião os projetos ainda voltarão para a pauta, como prometeu o vereador Reginaldo?

3- POR TODAS ESSAS

movimentações ocorridas no fechamento da janela, que tem justamente o objetivo de formar as chapas de vereadores, dá para concluir quais serão os candidatos da majoritária.

E como o PAPO já adiantou para seus leitores, chega-se a conclusão de que aquele grupo que andou discutindo apresentar um só nome para disputar a Prefeitura na oposição do candidato do Zé do Pátio (que deverá ser mesmo o Paulo José Correia), vai ficar mesmo com o deputado Thiago Silva (MDB), pois ele continua em intensa campanha, enquanto os outros pré-candidatos recolheram o manche.

Ou seja, o ex-prefeito Adilton Sachetti (Republicanos) vai ficar mesmo para 2026; e a dupla de jovens empresários Marchiane Fritzen (UB) e Aylon Arruda (que até trocou o PSD pelo Republicanos) vão se preparar melhor para futuras eleições, que também poderão ser em 2026.

QUEM TAMBÉM

garante sua candidatura a prefeito é o deputado Claudio Ferreira, que mostrou força ao chegar no PL com a condição de ser o candidato a prefeito apoiado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro e pela sua alta corte nacional, e até assumiu a presidência do diretório local.

Até o senador Wellington Fagundes, até então o todo poderoso chefe do PL em Mato Grosso, já mudou o discurso e garante que o Claudio será o próximo prefeito de Rondonópolis.

JÁ PELAS BANDAS

das forças progressistas, restam os pré-candidatos Paulo José Correia (PSB) e o Carlos Augustin “Teti” (PT). Os dois grupos estão muito empenhados nas formações das chapas de vereadores.

Segundo o PT, o presidente Lula quer que o seu partido dispute a Prefeitura de Rondonópolis, e com o apoio do Zé do Pátio. Mas parece que o Zé bateu mesmo o martelo, desta feita, com a candidatura do fiel escudeiro Paulo José.

Aguardamos quem sobrará entre os dois, pois o PAPO não acredita que o PT e o PSB estarão em campos diferentes. Só voltamos a lembrar dos resquícios das eleições de 2022, quando o prefeito Zé do Pátio lançou a Dona Neuma para deputada federal pelo PSB, e até hoje a Federação Brasil Esperança (PT, PV e PCdoB) joga na responsabilidade dele a derrota da petista Rosa Neide, que teve 124 mil votos para deputada federal mas não deu legenda para uma vaga na Câmara Federal.

4- ENCERRANDO A CONVERSA HOJE,

anotem ai as especulações do PAPO POLÍTICO para as candidaturas de vices.
A dra Luciana Horta poderá ser candidata a vice-prefeita de Cláudio Ferreira (PL). Excelente nome, esta popular e querida médica do SAMU.

O Thiago Silva quer como vice o ex-prefeito Adilton Sachetti, garantindo que em 2026 ele poderia disputar para o Senado ou Câmara Federal. Mas o Aylon Arruda poderá ser o nome do Republicanos, e voltar a ser vice-prefeito.

Já pelos lados da esquerda, a ciência é transformar o Paulo José Correia no vice-prefeito do Teti. Como também o Teti pode ser o vice do Paulo José.

 

- PUBLICIDADE -spot_img

1 COMENTÁRIO

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Beneficiários do INSS começam a receber o 13º a partir de quarta-feira

Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começam a receber a primeira metade da parcela...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img