26.7 C
Rondonópolis
 
 

Bastidores da República: PGR pede que STF retire Moraes de ação contra Bolsonaro

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

A Procuradoria-Geral da República (PGR) pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) que o ministro do Luiz Roberto Barroso assuma a relatoria do inquérito que investiga o Presidente da República Federativa do Brasil, Jair Messias Bolsonaro, por associar as vacinas contra a Covid-19 ao vírus HIV.

O atual relator é o ministro Alexandre de Moraes. O documento, assinado pela vice-Procuradora-Geral, Lindôra Maria Araújo, argumenta que Barroso é responsável por outros inquéritos semelhantes e, por isso, seria o único com competência para avaliar o caso.


APOSTA

Ministros e outros integrantes do Palácio do Planalto esperam que o ministro do STF Nunes Marques se insurja contra a decisão do colega Edson Fachin de restringir o número de armas e munições que podem ser adquiridas por cidadãos comuns.

Fachin tomou a decisão de forma liminar (provisória) em três ações apresentadas pelo PSB (Partido Social Brasileiro) e pelo PT (Partido dos Trabalhadores), que questionavam decretos e portarias do governo Jair Bolsonaro que flexibilizaram a aquisição de armas e munições.

O ministro é relator desses processos. A decisão foi considerada um “drible” de Fachin em Nunes Marques, que vinha impedindo a deliberação do STF sobre a política armamentista de Bolsonaro desde o ano passado, após pedir vistas no julgamento dessas ações no plenário virtual da Corte.


ATOS ORGANIZADOS

Enfermeiros de todo o país preparam manifestações em resposta à suspensão do piso nacional da enfermagem pelo ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF).

A convocação para os atos foi definida pelo Fórum Nacional da Enfermagem, que reúne entidades como a Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE) e o Conselho Federal da Enfermagem (COFEN). Enfermeiros e apoiadores da lei também se manifestaram nas redes sociais a favor de uma greve geral.


INVESTIGAÇÕES

A ordem na Procuradoria-Geral da República é deixar para depois das eleições as investigações sensíveis que envolvem governadores, apurou a coluna junto a fontes ligadas a Augusto Aras.

O temor é com a possibilidade de a Procuradoria Geral da República (PGR) ser acusada de interferir no processo eleitoral dos estados, uma vez que vários dos governadores são candidatos à reeleição.

Como os chefes dos governos estaduais têm foro privilegiado e só podem ser investigados no Superior Tribunal de Justiça, a segunda Corte judicial mais importante do país, cabe à Procuradoria-Geral cuidar das apurações.


VARÍOLA DOS MACACOS

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) informou, nesta segunda-feira (05/09), que a capital do país tem 216 casos confirmados de varíola dos macacos, também conhecida como monkeypox. Do total de pacientes, 208 são homens, e oito, mulheres.

Além desses, a pasta investiga 153 casos suspeitos da doença. O relatório havia contabilizado 202 casos positivos no Distrito Federal. A maior parte dos casos confirmados no DF ocorreu entre pacientes da faixa etária de 20 a 39 anos.


VACINAÇÃO NA ESPLANDA

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) anunciou, que montará um ponto de vacinação contra a Covid-19 na Esplanada dos Ministérios, com funcionamento das 9h às 17h, no feriado de 7 de Setembro.

A pasta disponibilizará imunizantes da Pfizer e da Janssen para primeira e segunda doses, bem como para aplicações de reforço. Para se vacinar, será necessário apresentar documento de identidade e CPF.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) também terá esquema especial de atendimento na Esplanada, com atuação durante 24 horas – da noite de hoje (06/09) até a noite desta quarta-feira (07/09), Dia da Independência.

- PUBLICIDADE -spot_img

2 COMENTÁRIOS

  1. Ministro metido a XERIFE, manda em tudo, dá ordens, marca adversário e coitado de quem for marcado por ele…mas DEUS VÊ E VAI COBRAR DELE..AGUARDEM….como pode um ministro só, tomar decisões como se fosse um presidente ou equivalente…..devia ir p VENEZUELA e lá aplicar suas teorias de mando jurídico….Esse direito de voto de um só ministro seja ele quem for….é uma forma irregular, porque há um plenário com 11 juízes? ou ministros no SUPREMO, ??? e pior são nomeados, e um CONCURSO NÃO SERIA MAIS JUSTO? QUALQUER COMARQUINHA DO INTERIOR
    DO BRASIL, JUIZ DE DIREITO TEM QUE SER UM RUI BARBOSA, P CHEGAR NO CARGO, APÓS CONCURSO RÍGIDO E LEGAL, SEM PADRINHO….O CONGRESSO NÃO FAZ NADA MESMO, PQ NÃO MUDAM O SISTEMA DE JULGAMENTO NOS TRIBUNAIS SUPERIORES,ESPECIAL O STF…O NOMEADO TEM CORAÇÃO E GUARDA O PREMIO OFERECIDO, EMBORA SEJAM PESSOAS DIGNAS E HONESTAS, MAS CORAÇÃO CLAMA SEU DONO… E O BOLSONARO OUTRO INCOMPETENTE, PODE EDITAR UMA LEI ESPECÍFICA AO CONGRESSO NESTE TEOR….MAS????

  2. Ninguém mais aguenta o ministro Alexandre de Moraes, cujas canetadas envergonham o Brasil, mas o sujeito se
    endeusou no poder, achando que é o dono da verdade, cujas vaidades pessoais de poder são um absurdo.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Na abertura da 89ª ExpoZebu, Arthur Lira defende proposta para limitar ações no Supremo

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), quer “subir o sarrafo” de quem pode propor ações diretas...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img