24.7 C
Rondonópolis
 
 

Bastidores da República

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

CAMPANHA
As inserções do programa do veiculadas esta semana na TV mostram o ex-presidente Lula no comando, com participações da presidente Dilma e do ex-ministro da Educação e pré-candidato à prefeitura de São Paulo, Fernando Haddad. Cheira a campanha.

DILMA DENTRO
Ao aparecer no programa do PT, tendo Haddad como uma das estrelas, o que se caracteriza como propaganda de seu nome, a presidente Dilma quebra a promessa de não se intrometer na campanha petista à prefeitura paulistana.

BOICOTE
Alegando questões operacionais, a Rede Globo não está exibindo o programa do PT, o que tem sido visto como boicote da emissora ao partido. Se de um lado é verdade que os petistas não entregaram o programa a tempo, de outro a justificativa não convence.

COMISSÃO DA VERDADE
Ao lado de quatro ex-presidentes da República (Lula, FHC, Sarney e Collor), a presidente Dilma instalou nesta quarta (16) a Comissão de Verdade, que irá investigar os crimes dos militares de 1946 a 1988.

EMOÇÃO
O ato de instalação foi marcado pela emoção, inclusive da parte da presidente, que conteve o choro ao falar do assassinatos de militantes que combateram o regime de 1964.

FAMILIARES
Mas nem tudo foi festa. Familiares de vítimas da ditadura veem com espanto algumas indicações para Comissão. Primeiro é a falta de um representante das famílias. Depois vem o nome do ministro do STJ, Gilson Dipp.

CONTRARIEDADE
Dipp foi perito do Estado brasileiro no julgamento de crimes cometidos por militares. Outro nome que causou contrariedade é o do advogado e ex-ministro da Justiça, José Carlos Dias, que afirmou que a comissão iria analisar “os dois lados”.

LEI DE ACESSO
A Lei de Acesso à Informação, que entrou em vigor nesta quarta-feira (16), garante aos brasileiros acesso aos dados oficiais do Executivo, do Legislativo e do Judiciário. Cada órgão público terá um Serviço de Informação ao Cidadão (SIC) para possibilitar a transparência das informações oficiais.

GURGEL
A CPMI do Cachoeira enviou ao procurador geral da República, Roberto Gurgel, questionário em que pede, entre outras informações, explicações do porque ele deixou de encaminhar relatório da Operação Vegas ao STF para abertura de inquérito.

QUADRILHA
O relator da CPI, Odair Cunha (PT-MG), frisou que o procurador geral não está sendo investigado, e sim a quadrilha de Cachoeira, mas afirmou que é preciso criar uma mecanismo formal de comunicação entre a PGR e a CPI.

CACHOEIRA
A CPMI do Cachoeira também decidiu reconvocar Cachoeira para prestar depoimento na próxima terça-feira (22), depois que o STF suspendeu o depoimento do bicheiro, acatando os argumentos dos advogados de cerceamento de defesa.

ABERTURA
Antes, porém, a CPMI anunciou a abertura dos arquivos dos inquéritos contra Cachoeira, com a íntegra das acusações contra ele. Assim, derrubou as alegações da defesa.

FRASE DO DIA
“Pela colocação dos delegados, isso fica claro. A ação [de Cachoeira] era na defesa de seus interesses em órgãos públicos.”
Do com o relator do processo de quebra de decoro parlamentar contra Demóstenes Torres, senador Humberto Costa (PT-PE).

 

- PUBLICIDADE -spot_img
« Artigo anterior
Próximo artigo »

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Eleições municipais: Ex-presidentes da Câmara ensaiam retorno

Pelo menos três ex-presidentes da Câmara Municipal têm projetos para retornar ao Legislativo nas eleições municipais deste ano, a...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img