35.8 C
Rondonópolis
, 18 maio 2024
 
 

Arareau, eterno!

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

Cientes que fazemos parte de uma sociedade com a atenção focada no comércio, indústria e agronegócios e para muitos, o foco meio ambiente, passa despercebido. Nos últimos tempos, os meios de comunicação, escolas e outras instituições, relatam e discutem a questão meio ambiente, englobando camada de ozônio, efeito estufa, buraco na camada de ozônio, crédito de gás carbono, calor excessivo, enfim.
A água no mundo todo é o foco principal, embora ainda um pouco calado, será um grito futuro para chamar a atenção desse elemento fundamental para a eternidade da Terra e nossa.
Sendo assim, conscientes da necessidade de termos presentes em nossa vida a existência de um rio que traz em seu leito a energia revigorante constantemente para a renovação da vida, seja ela animal ou vegetal.
Temos um tesouro de tamanha magnitude, embora pequeno desde o seu curso quanto na dimensão de seu tamanho em largura mas, gigante no benefício que da à natureza.
Estamos referindo ao Rio Arareau que, no seu humilde e trágico fim, onde deságua no Rio Vermelho. Antes de chegar na cidade, ele traz em si a pureza da esperança, a certeza da eternidade tanto da fauna quanto da flora e nossa também. Este rio nasce dentro do município de Rondonópolis, ou seja, ele é nosso do início ao fim, cabe a nós dar o valor.
Queremos despertar o valor e o respeito sobre esse rio, em cada pessoa que mora nessa cidade. O quintal do nosso Arraial é longo e há algumas pessoas que moram lá em sítios e chácaras. Precisamos despertar e valorizar a consciência ecológica nessas pessoas para que elas sejam zeladores dessas matas, pois muitas delas ainda cortam madeiras às sua margens, aumentam pastagens, cultivam animais e lavouras muito próximo ao rio, tornando-o fraco e isto não pode continuar.
Queremos garantias de reflorestamento e manejo sustentável para essas pessoas que moram no quintal do Arareau. São muitos animais que dependem dessa mata que margeia o córrego Arareau. Alguns deles são: quati, macaco prego, macaco capelão e ou guariba, lontra, veado, tatu, anta, etc, e a diversidades de aves: arara, motivo do nome do Rio Arareau.
Arareau quer dizer: caminhos por onde passam as araras. Vimos nessas matas, o socó galinha do mato, sonhaçu, periquitos, papagaios, maracanãs, maritacas, sabiá, rouxinol, japim, seriema, martin pescador, sangue de boi, beijaflor, udu de coroa azul (ave rara).
O Arareau e sua mata ciliar nos sensibilizam com sua  beleza, e principalmente, pela magnitude da necessidade que temos dele para a saúde do ar para respirarmos uma vez que, nossa cidade está grande e a marcha para esse crescimento não para.
Precisamos respeitar a existência desse rio em nossa cidade, em nossa vida. Vamos, desde já, garantir um futuro promissor com natureza viva para nossos filhos e netos. Vamos dar valor à nossa maior riqueza: fauna e flora que dão vida ao nosso Arareau.

(*) Nalme Alves Mendonça é moradora em Rondonópolis

- PUBLICIDADE -spot_img
« Artigo anterior
Próximo artigo »

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Espanta o “fantasma”: Ao apagar das luzes, prefeitura renova CRP por mais 6 meses

A Prefeitura de Rondonópolis conseguiu ontem, aos 45 minutos do segundo tempo, a emissão, pelo Ministério da Previdência, da...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img