22.8 C
Rondonópolis
, 17 maio 2024
 
 

Dia Nacional do Leigo

- PUBLICIDADE -spot_img

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

noAmados e amadas leitore(a)s  Paz e Bem!
Em 23 de agosto, a Igreja celebra o Dia Nacional do Leigo e é com alegria que escrevo para comemorar esta data tão importante. Os leigos são as pessoas unidas pela mesma fé, pertencentes ao Discipulado do Mestre Jesus Cristo, cristãos comprometidos com o anúncio do Evangelho, levando a Boa Nova aos que ainda não tiveram a oportunidade de viver esta experiência particular, familiar e comunitária. O leigo é convocado a ser o protagonista dentro da caminhada da Igreja Católica Apostólica Romana, participando das diversas pastorais, movimentos, associações filantrópicas, de forma organizada existentes em nossa Diocese. O Conselho de Leigo tem em sua missão ser a voz do leigo e da leiga frente aos desafios sociais, políticos, religiosos, denunciar as injustiças e estar sempre em defesa da vida. O Conselho de Leigos é parceiro em todas as atividades em nossa Diocese e dentre várias ações organizadas junto com religiosos e religiosas, gostaria de destacar algumas como: Romaria dos Mártires, Pedalada pela Vida, Caminhada pelas Famílias, Jornada Catequética entre outras onde podemos ressaltar a presença marcante do leigo e da leiga.
É bonito quando o leigo assume realmente seu batismo em Jesus Cristo tornando-se membro participativo da Igreja, desempenhado seu papel de acordo com sua vocação.
É missão do leigo e da leiga zelarem pela boa conduta das famílias, pois sem sombra de dúvidas, a família é a célula transformadora da sociedade, é no seio da família que se dá o início do processo de nossas vidas, como educação, caráter, respeito, formação. Conforme determinação do nosso Papa Bento XVI iniciou-se em Julho/2009 o ano sacerdotal, voltando toda a atenção para os nossos sacerdotes que são nossos orientadores espirituais e que tem um papel muito importante dentro da caminhada de nossa Igreja. Mostra-se mais uma vez a importância do leigo estar atento a este chamado, vamos dar nossa contribuição para suscitarem vocações sacerdotais e religiosas em nossas famílias, em nossos círculos de amizades.
Convido você que neste momento lê este artigo possa fazer a sua parte em relação às vocações sacerdotais, perseverando em oração.
O leigo também é chamado a participar na ação pastoral da Igreja, primeiro com o testemunho de vida, e em segundo lugar, com ações no campo da evangelização, da vida litúrgica e outras formas de apostolado, seguindo as necessidades locais sob a guia de seus pastores. Estes estarão dispostos a abrir para eles espaços de participação e confiar-lhe ministérios e responsabilidade em uma Igreja onde todos vivam de maneira responsável seu compromisso cristão. Aos catequistas, ministros da Palavra e animadores de comunidades que cumprem magnífica tarefa dentro da Igreja, os reconhecemos e animamos a continuarem o compromisso que adquiriram no Batismo e na Confirmação. (Fonte DA 211).
Hoje, toda a Igreja na América Latina e no Caribe quer colocar-se em estado de missão. A Evangelização do Continente, dizia-nos o papa João Paulo II, não pode realizar-se sem a colaboração dos fiéis leigos. Hão de ser parte ativa e criativa na elaboração e execução de projetos pastorais a favor da comunidade. Isso exige, da parte dos pastores, maior abertura de mentalidade para que entendam e acolham o “ser” e o “fazer” do leigo na Igreja, que por seu Batismo e sua Confirmação é discípulo missionário de Jesus Cristo. Em outras palavras, é necessário que o leigo seja levado em consideração com espírito de comunhão e participação. (fonte DA 213).
Convido a você para fazer esta experiência para ser aluno (discípulo) de Jesus Cristo para se encantar com o Seu projeto e realmente aprender com o MESTRE para que você possa ser eterno missionário de CRISTO, levando o Amor, justiça, caridade, a todos que o cercam. Assim estaremos contribuindo para uma vida melhor, um mundo mais fraterno e mais humano.
Meu fraternal abraço a todos.

(*) Antonio Miguel Weber dos Santos é presidente do Conselho de Leigos da Diocese de Rondonópolis

- PUBLICIDADE -spot_img
- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Sispmur alerta: “Fantasma do CRP” volta a rondar o Paço

A presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Rondonópolis (Sispmur), Geane Lina Teles, externou ontem sua preocupação com...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img