32.5 C
Rondonópolis
 
 

Benefício de criança na cozinha

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

Crianca na cozinha2

O programa Cooking with Kids (Cozinhando com Crianças) foi criado nos Estados Unidos para promover a exposição de escolares a alimentos saudáveis por meio de aulas de culinária e degustação de frutas e hortaliças. Para avaliar o impacto desta intervenção, pesquisadoras das Universidades do Colorado e da Pensilvânia conduziram um estudo com 257 alunos da quarta série do ensino fundamental de quatro escolas públicas que participaram do programa. Os resultados deste trabalho foram publicados em dezembro de 2013 na revista Childhood Obesity.
As atividades ocorreram durante um semestre escolar e incluíram uma aula introdutória com duração de uma hora, três aulas de culinária com duas horas de duração cada, além de três sessões de degustação de frutas e hortaliças de uma hora cada. As receitas, contendo cereais, verduras, legumes e leguminosas, foram elaboradas de acordo com as preferências culturais e ensinadas por alunos de Nutrição treinados em culinária e educação nutricional. Os professores das crianças acompanharam estas aulas e as sessões de degustação.
A efetividade da intervenção foi confirmada pela utilização de um questionário aplicado antes e depois do programa. Verificou-se um aumento significativo da preferência dos escolares por vegetais, assim como melhora na atitude em relação à comida e ao ato de cozinhar e na autoeficácia. Os efeitos positivos foram observados, sobretudo, nas crianças que já tinham experiência prévia com o preparo de alimentos, mas todas se beneficiaram com o programa.
O trabalho reforça a importância de inserir a alimentação no currículo escolar, especialmente com atividades práticas que aumentem a exposição dos jovens a alimentos saudáveis, influenciando sua preferência por frutas e hortaliças, um fator relevante para a prevenção da obesidade e outras doenças crônicas não transmissíveis. Novas pesquisas poderão confirmar se este tipo de intervenção promove mudanças significativas no consumo alimentar, tanto na escola como no lar.

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Eleições municipais: Ex-presidentes da Câmara ensaiam retorno

Pelo menos três ex-presidentes da Câmara Municipal têm projetos para retornar ao Legislativo nas eleições municipais deste ano, a...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img