24.7 C
Rondonópolis
 
 

4 dicas simples para evitar problemas ginecológicos no verão

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

O verão chegou e com as temperaturas mais altas os cuidados com a saúde íntima devem ser redobrados. Isso porque o abafamento e a umidade podem colocar a vulva e a vagina em risco, aumentando a probabilidade de fungos, bactérias e infecções. Para garantir que os dias de sol sejam bem aproveitados e você não tenha nenhum perrengue íntimo, a Oya Care destacou alguns cuidados necessários para esse período do ano.

“Os microrganismos causadores de infecções vaginais e urinárias adoram ambientes quentes e úmidos, e nosso clima tropical acaba criando um cenário perfeito para que esses probleminhas apareçam. Mas, com cuidados simples, é possível prevenir boa parte dos riscos associados a esse período para curtir o melhor que o verão tem a oferecer com a leveza que você merece”, comenta a ginecologista Priscila Hime, médica da clínica virtual de saúde feminina, que nasceu com o propósito de potencializar a autonomia feminina por meio da saúde.

Ginecologista Priscila Hime – Foto – Nathalie Artaxo

Confira as quatro dicas da médica para cuidar da sua saúde íntima:

Cuide da sua alimentação. Se engana quem pensa que nossa alimentação não possui vínculo direto com a microbiota vaginal. Existem alguns cuidados à mesa que podem ajudar a cuidar preventivamente da saúde íntima, entre eles: evitar o consumo excessivo de açúcar e carboidrato, pois podem alterar o PH da vagina “É preferível uma alimentação equilibrada rica em legumes, vegetais, proteínas e carboidratos integrais, além dos alimentos ricos em probióticos, como iogurte natural e fermentados, como kombucha, kefir e kimchi. Eles são ótimos para ajudar a equilibrar o PH e também fazem bem para a saúde do intestino”, recomenda. Priscila.

1. Beba muita água. É sabido que água é um dos elementos mais importantes e primordiais para o corpo. Mas, no verão, ela não serve apenas para refrescar. A desidratação é uma das principais causas da infecção urinária – por isso, a meta é produzir aquele xixi bem clarinho e consumir muita água.

2. Sexo com segurança. Um dos principais fatores de risco para o surgimento de infecções urinárias recorrentes e transferência de bactérias é a relação sexual, principalmente se for desprotegida. Uma forma de diminuir o risco de infecção é sempre fazer xixi logo após o sexo. A urina ajuda a limpar o canal da uretra, impedindo a “subida” de bactérias e outros resíduos que podem causar infecção urinária.

3. Use e abuse do óleo de coco. Para manter o PH da região íntima estabilizado e garantir hidratação na área (algo que pode fazer falta para quem está vivendo o puerpério ou o climatério), o óleo de coco é uma excelente pedida. Só é importante tomar cuidado na hora do sexo: embora seja um ótimo lubrificante íntimo, o óleo de coco aumenta o risco de ruptura do látex dos preservativos e por isso seu uso não deve ser associado à camisinha.

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Eleições municipais: Ex-presidentes da Câmara ensaiam retorno

Pelo menos três ex-presidentes da Câmara Municipal têm projetos para retornar ao Legislativo nas eleições municipais deste ano, a...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img