19 C
Rondonópolis
, 16 maio 2024
 
 

Coleta seletiva será ampliada para toda a cidade

- PUBLICIDADE -spot_img

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

Intenção é que as cooperativas possam crescer e ter mais autonomia com o aumento do número de bairros atendidos

Foto: Divulgação

O serviço de coleta seletiva de resíduos em Rondonópolis vai aumentar. A informação foi repassada ontem (23/2) pelos representantes do Serviço de Saneamento Ambiental de Rondonópolis (Sanear), durante a entrega de novos veículos pelo prefeito Zé Carlos do Pátio (SD). Serão três caminhões-gaiola para coletar materiais recicláveis nos pontos de coleta, que estarão localizados em escolas, órgãos públicos, unidades de saúde.
Atualmente, as cooperativas possuem apenas um caminhão para recolherem parte dos materiais no dia a dia. A intenção é que as cooperativas possam crescer e ter mais autonomia com o aumento do número de bairros atendidos e, principalmente, com o número de pontos de coleta que estão sendo implantados em diversos locais. Em breve, serão divulgados os próximos bairros que serão atendidos pela coleta semanalmente.
Depois de quase dois anos de implantação, a compra destes três caminhões representam avanços para o projeto de coleta seletiva que abrange hoje apenas 35 bairros da cidade hoje. O serviço atende às obrigações presentes na lei 12.305/2010 (a Política Nacional de Resíduos Sólidos). Nessa primeira fase, que começou em 2016, eram 33 bairros contemplados e que foram divididos em seis setores. Agora o serviço será expandido para todos os bairros.

Novos caminhões para coleta seletiva foram entregues ontem no Sanear – Foto: Divulgação

Além da aquisição dos veículos, o Sanear está desenvolvendo atividade para incentivar a educação ambiental e a coleta seletiva no município. De acordo com a diretora-geral do Sanear, Terezinha Souza, além do trabalho de educação ambiental, a frota que foi adquirida vai trazer melhorias para os serviços prestados, aumentando a eficiência na execução de obras e manutenções e expandir a coleta seletiva na cidade.
“Esse é o primeiro passo para aumentarmos a coleta seletiva no município. É importante melhorar a qualidade e a quantidade de materiais recicláveis que vão para as cooperativas, isso contribui com a renda dos antigos catadores e também reduz a quantidade de lixo que vai para o aterro sanitário”, disse Terezinha.
O prefeito Zé Carlos do Pátio destacou que a eficiência da autarquia tem sido reconhecida pela população e que, para isso, é necessário o suporte de veículos, principalmente na coleta seletiva. “A estrutura de trabalho do Sanear é muito boa. Agora estamos investindo em melhorias nos serviços e, principalmente, no trabalho da coleta seletiva”, informou.
O investimento de recursos próprios foi utilizado para adquirir seis caminhonetes F4000, sendo três com a carroceria de gaiola para a coleta de materiais recicláveis e três picapes para serviços operacionais. Outra F4000 adquirida foi através de uma doação do Ministério Público para a Educação Ambiental no município. A frota antiga não era suficiente para atender a todas as demandas da população.

- PUBLICIDADE -spot_img
- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Em 4 meses de 2024: Exportações locais ultrapassam 1 bilhão de dólares

Exportações de Rondonópolis atingem U$ 1.051,09 bilhão em quatro meses, com crescimento de 5,3% no ano. O montante mantém...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img