34 C
Rondonópolis
, 21 maio 2024
 
 

Campanha da Fraternidade 2018 é lançada na cidade

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

Ação evangelizadora da Igreja Católica tem como foco debater a problemática da violência e apontar caminhos para sua superação

Foto: Roberto Nunes/A TRIBUNA

A Campanha da Fraternidade 2018, que tem como tema Fraternidade e Superação da Violência, foi oficialmente lançada na noite de ontem (14) na cidade, em celebração religiosa conduzida pelo bispo Dom Juventino Kestering, na Catedral Santa Cruz. Este ano a ação evangelizadora da Igreja Católica tem como foco debater a problemática da violência e apontar caminhos para a superação dessa que é uma das maiores preocupações dos brasileiros.
“A Campanha da Fraternidade (CF) tem como tema um problema que incide sobre toda a sociedade. É uma iniciativa da Igreja Católica, mas envolve toda a sociedade, pois todos são tocados por uma realidade muito dura que toca toda essa sociedade, que é a violência. Estamos todos convidados a debater o assunto, como nos afeta a cada um, e refletir sobre como podemos superá-lo”, disse Dom Juventino.
De acordo com ele, o tema da CF 2018 será objeto de discussão dos Grupos de Famílias e outras ocasiões, em forma de oração e leitura, levando os cristãos a refletirem sobre as diversas formas de violência e sobre como ela pode ser superada por cada um. “Essa será uma oportunidade de discutir com a sociedade sobre as causas da violência. Onde estão essas causas? Nós mesmos podemos desarmar as pessoas do sentimento de violência, de vingança, das atitudes violentas, dessa violência cultural contra as minorias, como assentados e indígenas, e toda as violências que estão na nossa sociedade. O cristão pode e deve construir no dia a dia pequenos gestos contra a violência”, declarou o líder religioso.

Em Rondonópolis, campanha foi oficialmente lançada na noite de ontem, em celebração religiosa conduzida pelo bispo Dom Juventino Kestering – Foto: Roberto Nunes/A TRIBUNA

A partir de lançada a CF, o seu tema será debatido com catequistas e agentes paroquiais, além de serem usados a imprensa e as redes sociais para divulgarem o mesmo e fomentar a discussão sobre o assunto, sempre na perspectiva cristã. “Esse tema foi pensado a partir de uma sociedade que sofre com a violência, que até certo ponto está anestesiada por essa violência e pela pouca ação governamental para resolver o problema, mas nosso objetivo é que as pessoas tenham uma vida melhor, livre da violência. Não queremos buscar culpados para a violência, mas sim buscar soluções, criar uma cultura de paz”, completou Dom Juventino.
Criada há 54 anos pela Igreja Católica como uma ação evangelizadora que debate um tema relevante e atual no período da Quaresma, que sucede ao carnaval e vai até o Domingo da Páscoa, a CF foi pensada como uma forma de criar entre os cristãos uma atitude fraterna para com as demais pessoas. “O que nós queremos é despertar nos cristãos os dois olhares: um para a cruz e um para as pessoas, para que vejam o rosto de Jesus nas pessoas. É a partir desse olhar mais cristão que vamos começar a caminhar para uma sociedade onde sejamos mais irmãos”, concluiu.

Foto: Roberto Nunes/A TRIBUNA
- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

“Marinho Franco”: Aeroporto tem maior crescimento de passageiros em Mato Grosso em 2023

Dados do boletim do turismo da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), divulgado na última semana, mostram que...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img