15 C
Rondonópolis
, 15 maio 2024
 
 

Cooperativa passa a receber lixo eletrônico em Rondonópolis

- PUBLICIDADE -spot_img

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img
Material descartado de forma irregular pode contaminar solo, água e provocar danos a saúde – Foto: Arquivo A TRIBUNA

Sem opções para fazer o descarte correto do lixo eletrônico, os rondonopolitanos, muitas vezes, acabam jogando este tipo de material no lixo comum ou em terrenos, o que pode provocar danos ao meio ambiente, além de problemas de saúde devido a contaminação por produtos químicos. A realidade da cidade pode mudar, já que agora Rondonópolis possui uma cooperativa apta para fazer a coleta deste tipo de material.
A Coopercicla, cooperativa de reciclagem que atua há anos na cidade, está recebendo lixo eletrônico. A população que deseja fazer o descarte correto do material pode levá-lo até a entidade, que fica localizada na Rua Militão, 42, no Jardim das Flores. A sede da cooperativa fica ao lado do salão comunitário do bairro. Conforme a presidente da entidade, Jussineide Correia da Silva, o atendimento acontece em horário comercial.
Como a área em que a cooperativa está instalada não possui licença ambiental para este tipo de modalidade de reciclagem, a cooperativa firmou uma parceria com uma empresa de Cuiabá, e se tornou um posto de coleta. A empresa parceira tem autorização do Ministério do Meio Ambiente e também da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Cuiabá.
Os cooperados em Rondonópolis possuem formação para o desmonte de produtos eletrônicos de forma correta. Com isso, eles farão uma espécie de filtro para o material que será encaminhado para Cuiabá. A parceria pode garantir um pequeno aumento na renda dos cooperados que trabalham com reciclagem em Rondonópolis, e um grande ganho para a cidade, que agora tem um local para o descarte deste tipo de material, tão perigoso caso não seja feito de forma correta.
A Coopercicla também informou que as empresas que precisam fazer o descarte do lixo eletrônico podem procurar a cooperativa, pois a parceria também garantirá certificado de descarte legal.
O MATERIAL
Com o elevado uso de equipamentos eletrônicos no mundo moderno, este tipo de lixo tem se tornado um grande problema ambiental quando não descartado em locais adequados. Exemplos de lixo eletrônico são monitores de computadores, telefones celulares e baterias, computadores, televisores, câmeras fotográficas, impressoras, dentre outros.
O descarte inadequado deste tipo de material no meio ambiente pode provocar contaminação de solo e água. Os equipamentos possuem substâncias químicas como chumbo, cádmio, mercúrio, berílio, etc.
Além do contaminar o meio ambiente, estas substâncias químicas podem provocar doenças graves em pessoas que coletam produtos em lixões, terrenos baldios ou na rua. Estes equipamentos são compostos também por grande quantidade de plástico, metais e vidro. Estes materiais demoram muito tempo para se decompor no solo.

- PUBLICIDADE -spot_img
- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Emendas Impositivas: Presidente da Câmara protocola petição no Tribunal de Justiça de MT

A Câmara Municipal de Rondonópolis protocolou, ontem (14), no Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJ/MT), em Cuiabá, uma...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img