23.5 C
Rondonópolis
 
 

Briga desnecessária

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

Estamos vendo surgir nesse momento uma polêmica entre os vereadores Orestes Miráglia (autor do projeto), Jailton Dantas (que é contra) e alguns moradores envolvendo a alteração do nome da Rua Cafelândia, que passa em frente da Câmara Municipal de Rondonópolis. Um projeto de lei aprovado altera o nome da via para Rua Dr. Elmo dos Santos Bertinetti, falecido no dia 9 de setembro deste ano.
O assunto foi noticiado nesta edição de sábado do Jornal A TRIBUNA e convém pontuar que se trata de uma celeuma desnecessária. Isso porque acreditamos, em primeiro lugar, que a nomenclatura das vias deve privilegiar algo que se tenha referência/identidade com Rondonópolis.
Não desmerecendo a cidade de Cafelândia, no estado do Paraná, mas consideramos que seja muito mais relevante ter em nossos logradouros homenagens e referências à pessoas, signos, fatos e datas ligadas ao contexto local, estadual e nacional, desde que tenham ligação com a vida de todos os brasileiros.
Não sabemos quais interesses estão ao certo por trás dessa oposição à mudança de nome da rua, mas convém citar um pouco da contribuição do médico Elmo Bertinetti na vida do município, não apenas na área empresarial. Ele exerceu uma grande importância político-partidária, sendo um dos fundadores do partido MDB em Rondonópolis. Em prol da saúde pública, foi secretário municipal e secretário estadual de Saúde. Era uma referência dentro do Rotary Internacional, exercendo cargos de relevância na esfera local e estadual, inclusive sendo governador distrital da organização. Além disso, atuou como um dos defensores da duplicação da BR-364 entre Rondonópolis e Cuiabá, bem como da rodovia alternativa entre essas duas cidades: a MT-040, a via Verde, passando pelo pantanal. Essas são apenas algumas das contribuições que podemos rapidamente citar neste limitado espaço.
Os transtornos com a mudança do nome da rua, diga-se de passagem, são passageiros e tendem a não existir com o decorrer do tempo. Além do mais, não estamos falando de mudar o nome de uma das principais vias de Rondonópolis ou conhecida pela maioria dos rondonopolitanos. A rua Cafelandia é de pequena extenção e de poucos comercios estabelecidos.
Assim, Elmo Bertinetti, nesse contexto local, merece muito mais que o nome de uma rua… A cidade de Rondonópolis é feita por pessoas de garra, coragem e que acreditaram em seu potencial e, por isso, merecem o devido reconhecimento em questões como essa aqui debatida.
Não se trata de picuinha ou promoção de transtornos, mas de uma justa homenagem e valorização às coisas e pessoas da nossa terra!

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Onda de calor gera alerta para MS e parte do estado de SP; Sul de MT e de GO podem ser atingidos

Um nova onda de calor deverá manter as temperaturas elevadas em todo o Mato Grosso do Sul nos últimos...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img