32.5 C
Rondonópolis
 
 

EDITORIAL: Todos contra o fogo

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img
(Foto – Mayke Toscano/SecomMT)

Aproxima-se o período mais seco do ano, que vai de maio a agosto. Com isso, acende-se também os debates sobre os cuidados que devem ser tomados para se prevenir e combater os incêndios, que têm o número de ocorrências aumentando consideravelmente, causando uma série de danos irreversíveis para nossa fauna e flora.

Para este ano, as previsões apontam que teremos pela frente novamente um período de estiagem com altas temperaturas e com baixíssimos índices de umidade relativa do ar.

Como se sabe, essas condições climáticas tornam mais propícia a ocorrência de incêndios florestais e as queimadas urbanas, o que contribui também para poluir o ar e torná-lo mais nocivo à saúde da população.

Nesse sentido, como mostra o A TRIBUNA na edição de hoje, a parceria firmada entre municípios e o Estado é muito bem-vinda. Considerado inédito, o protocolo de ações assinado, ontem, em Cuiabá, pelo Governo de Mato Grosso e a Associação Mato-grossense de Municípios (AMM) promete reforçar a integração entre Estado e Prefeituras para prevenir e combater os incêndios.

É extremamente positiva esta iniciativa, que se espera que não fique só no papel. Que seja realmente colocada em prática.

Pois, esta atuação afinada e planejada entre Estado e Municípios pode ser o grande diferencial para que Mato Grosso avance na prevenção e no combate de incêndios florestais a partir de agora.

Contudo, somente este esforço extra para se buscar a integração do poder público, anunciado para este período de estiagem que se avizinha, pode não ser o suficiente para evitar que as queimadas e incêndios ocorram em grande escala nos três biomas de Mato Grosso com a intensificação do período de seca.

A população precisa ser aliada do poder público para se evitar que grandes incêndios florestais assolem Mato Grosso. Afinal, a grande maioria dos casos não começa por atos intencionais, mas, sim, por imprudência.

 

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Prefeituras deverão manter atualizadas dados sobre demanda por creches

  A mensuração da demanda por educação infantil passa a ser obrigatória, todos os anos, para gestores municipais em cooperação...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img