35.8 C
Rondonópolis
, 18 maio 2024
 
 

TRE de Mato Grosso aguarda ações envolvendo caixa 2

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img
Márcio Vidal, presidente do TRE: afirmou que já tem conhecimento que a delação premiada do ex-governador Silval Barbosa foi desmembrada - Foto: Arquivo
Márcio Vidal, presidente do TRE: afirmou que já tem conhecimento que a delação premiada do ex-governador Silval Barbosa foi desmembrada – Foto: Arquivo

O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) enviou um ofício à Procuradoria Regional Eleitoral (PRE), com o intuito de instaurar uma investigação que pode culminar na cassação dos políticos com cargos públicos que foram acusados por Silval Barbosa, em sua delação premiada firmada junto a Procuradoria Geral da República (PGR) e homologada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), de receberem propina para uso indevido em campanhas eleitorais, o que é considerado caixa 2. A informação é do desembargador Márcio Vidal, presidente do TRE-MT.
Na delação do ex-governador, existem vídeos e áudios de deputados estaduais e ex-deputados supostamente recebendo propina. No total, 15 dos 24 deputados da atual legislatura foram citados, além 3 ex-deputados que hoje são prefeitos. O órgão deve examinar e, em posse de provas, deve propor ações de possível inelegibilidade dos citados. Como a delação é composta por várias ações, entre probidade, penais e eleitorais, a PRE deve fazer a análise e indicar ao TRE o que afeta o sistema eleitoral.
DELAÇÃO DESMEMBRADA
Em entrevista concedida à imprensa da Capital, o presidente do TRE-MT afirmou que já tem conhecimento que a delação premiada do ex-governador Silval Barbosa foi desmembrada.
A delação homologada pelo ministro do STF Luiz Fux, que a classificou como “monstruosa”, deve resultar em várias investigações envolvendo agentes públicos e políticos sem mandato e também autoridades com prerrogativa de foro.
Com a separação, as investigações serão autorizadas em diferentes instâncias do Judiciário. “A quem não tem competência de foro já foi encaminhado a quem competia e tem autoridade para isso. Não é de um dia para outro que será julgado, tem que se aguardar o trabalho”, disse o desembargador.

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Espanta o “fantasma”: Ao apagar das luzes, prefeitura renova CRP por mais 6 meses

A Prefeitura de Rondonópolis conseguiu ontem, aos 45 minutos do segundo tempo, a emissão, pelo Ministério da Previdência, da...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img