23.8 C
Rondonópolis
, 18 maio 2024
 
 

Queimada ganha proporções e população sofre com fumaça

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

O fogo, que aparentemente estava controlado, retomou e se intensificou, provocando a densa fumaça na cidade

Foto: A TRIBUNA
Foto: A TRIBUNA

O Corpo de Bombeiros de Rondonópolis deslocou praticamente todo seu efetivo, com o apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), para o combate à queimada na reserva indígena Tadarimana, em Rondonópolis. Caminhões da corporação, caminhões pipas e caminhonetes estão sendo utilizados para atuar na área, que registra focos de incêndio durante toda a semana.
Ontem (1), a cidade amanheceu debaixo de muita fumaça, e em alguns momentos do período matutino, não era possível sequer ver os prédios da área Central do Município.
A fumaça já incomodava desde a noite de anteontem (31) moradores de bairros como o Jardim Atlântico e o Cidade de Deus, que estão mais próximos da mata, mas com o aumento da queimada, toda a cidade acabou sendo afetada.
Desde as primeiras horas do dia, a densa fumaça se deslocava no sentido Pantanal, e por volta das 10h30, o Centro de Rondonópolis foi tomado por ela. Apesar de no período da tarde a situação ter melhorado, o transtorno foi o suficiente para causar muitos problemas para a população, como tosse, dor de cabeça e irritação nos olhos.

Centro de Rondonópolis tomado pela fumaça - Foto: A TRIBUNA
Centro de Rondonópolis tomado pela fumaça – Foto: A TRIBUNA

Os focos de fogo na Aldeia Tadarimana começaram ainda na tarde de terça-feira (29), e foram combatidos pelos indígenas e o Corpo de Bombeiros de Rondonópolis durante aquele dia, e na quarta-feira (30). Anteontem (31), com a situação aparentemente controlada, os Bombeiros não foram acionados pelos indígenas. Porém, o fogo retomou e se intensificou, provocando a densa fumaça na cidade.
Até o fechamento da edição, os Bombeiros não haviam informado qual a situação na Aldeia, já que as equipes continuavam na Tadarimana. O volume da área queimada e o que pode ter provocado o fogo, ainda não foram informados.
Área de preservação, a importante reserva indígena tem casos recorrentes de queimadas, provocando danos ambientais, além de transtornos na cidade devido a proximidade entre Rondonópolis e a Aldeia. Até hoje, nenhum esclarecimento foi feito à população sobre as causas dessas queimadas, e nem punições a possíveis ateadores de fogo.

Com a baixa umidade do ar, a situação ficou mais complicada - Foto: A TRIBUNA
Com a baixa umidade do ar, a situação ficou mais complicada – Foto: A TRIBUNA
- PUBLICIDADE -spot_img

1 COMENTÁRIO

  1. A qualidade do ar na cidade está horrível, com a poluição de fábricas próximo a zonas residenciais, a umidade relativa do ar extremamente baixa e agora com as queimadas na aldeia indígena. As queimadas estão acontecendo claramente de forma proposital e ninguém até agora foi responsabilizado. Nós moradores de Rondonópolis não merecemos viver em meio a essa poluição, as autoridades responsáveis precisam fazer alguma coisa e punir os culpados! Antes que a cidade sufoque de vez.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Espanta o “fantasma”: Ao apagar das luzes, prefeitura renova CRP por mais 6 meses

A Prefeitura de Rondonópolis conseguiu ontem, aos 45 minutos do segundo tempo, a emissão, pelo Ministério da Previdência, da...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img