13.6 C
Rondonópolis
, 15 maio 2024
 
 

Projeto completa cinco anos e a marca de 80 mil mudas plantadas

- PUBLICIDADE -spot_img

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img
O projeto Recuperando Nascentes completou, ontem,  cinco anos de atuação na região sul de Mato Grosso - Foto: Cairo Lustoza/Assessoria
O projeto Recuperando Nascentes completou, ontem, cinco anos de atuação na região sul de Mato Grosso – Foto: Cairo Lustoza/Assessoria

Na manhã deste sábado (26/08), o projeto Recuperando Nascentes completou cinco anos de atuação na região sul de Mato Grosso. Com as ações do projeto é possível regularizar a produção de água nestas localidades, promover o equilíbrio ambiental e o uso sustentável dos recursos naturais. O projeto se baseia em preservar o curso da água das sub-bacias dos rios, que fazem parte das propriedades dos associados da Sicredi Sul, localizadas na região sul do estado, como forma de regularizar a produção de água nestas propriedades.
Nesta 60ª edição, o projeto atingiu a meta de 80 mil mudas plantadas nas cidades de Rondonópolis, Pedra Preta, Alto Garças, Alto Araguaia, Alto Taquari, São José do Povo, Itiquira e o distrito de Ouro Branco do Sul. A 60ª edição do projeto foi realizada na Fazenda Sperotto. Propriedade que fica distante 44 km de Rondonópolis. Na ocasião 1.500 mudas foram plantadas.
Todo trabalho para recuperação das nascentes é feito com o acompanhamento de um engenheiro agrônomo contratado pela cooperativa. O primeiro passo do processo é a avaliação da área. Nesta avaliação é realizado um levantamento de todas as necessidades e melhorias que o local precisa para que seja efetivado o plantio das mudas de árvores.
Após a visita técnica é feito o estudo de quantas mudas precisam ser plantadas na área, qual o tipo mais adequado para o solo e também o espaçamento entre as covas. Lembrando que todo o desenvolvimento do projeto é concretizado com base no Código Florestal vigente. As mudas utilizadas, com maior frequência, em áreas mais úmidas são, Imbaúba, Jenipapo, Buriti e Pombo. E em áreas mais secas, Aroeira, Ipê, Baru, Ingá, Angico e demais espécies, sempre respeitando as arvores nativas da região. Os interessados em participar do projeto devem procurar uma das agências da cooperativa Sicredi Sul MT e preencher uma ficha de solicitação.
O projeto é executado, por meio de uma parceria entre cooperativa e o dono da área. O proprietário interessado fica responsável pela disponibilidade do material necessário, assim como a mão-de-obra para auxílio na proteção da fonte. Já a cooperativa ajuda diretamente no plantio, disponibilização das mudas e corpo técnico para orientar os interessados quanto a necessidade de reflorestamento da área.  Além de oferecer transporte e alimentação aos envolvidos de cada ação.
Ao longo dos cinco anos, o Projeto Recuperando Nascentes ganhou reconhecimento nacional e internacional. Em Manaus recebeu o prêmio Concredi Verde, em São Paulo o prêmio Benchmarking Brasil, ficando ainda, entre os cinco finalistas no Way Cup, na Austrália, programa que premia boas ações nos pilares, econômico, social e ambiental no mundo.
Para o pecuarista, José Ricardo Vieira da Silva dono do Sítio Triangulo, local onde foi realizada a 3ª edição do projeto, no ano de 2012, a cooperativa está de parabéns pela continuidade da ação, que mesmo em longo prazo, traz ótimos retornos. “Em minha propriedade foram plantadas 400 mudas, praticamente todas sobreviveram e estão crescendo a cada dia. Hoje já podemos observar um aumento bem significante no volume de água, fato que me deixa muito contente, e saber que outras pessoas também estão recebendo essa ação é muito gratificante”, disse Jose Ricardo.
De acordo com o vice-presidente da Sicredi Sul MT, Antônio Carlos Dourado o momento é de muita alegria e comemoração junto com a comunidade pelo sucesso e objetivos alcançados ao longo desses cinco anos. “O projeto ‘Recuperando Nascentes’ é um trabalho maravilhoso, debaixo de sol e chuva realizamos com muito prazer e dedicação. Chegar até aqui mostra o quanto a cooperativa é comprometida com seus projetos e ações”, frisou.
Antônio Carlos, também agradeceu aos parceiros, colaboradores e familiares de colaboradores pela parceria e participação no projeto durante esses cinco anos. “Essa é uma ação que requer empenho e comprometimento, mas graças ao esforço de muitos todas as edições tem sido sucesso absoluto. É muito bom ver as pessoas juntas conosco envolvidas nesse trabalho tão bonito e gratificante. Recuperar nascentes é garantir água no futuro”, finaliza.

- PUBLICIDADE -spot_img
- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Emendas Impositivas: Presidente da Câmara protocola petição no Tribunal de Justiça de MT

A Câmara Municipal de Rondonópolis protocolou, ontem (14), no Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJ/MT), em Cuiabá, uma...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img