35 C
Rondonópolis
 
 

Chikungunya avança na cidade; dengue e zika regridem

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img
Vigilância Epidemiológica do Estado alerta para manutenção dos cuidados preventivos entre a população
Vigilância Epidemiológica do Estado alerta para manutenção dos cuidados preventivos entre a população

Os casos de febre chikungunya aumentaram a incidência em Rondonópolis no primeiro quadrimestre deste ano de 2017. Por outro lado, houve expressiva redução na incidência de casos de dengue e zika vírus nesse período. Os dados são provenientes da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), lembrando que todas essas doenças são transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.
Nos quatro primeiros meses de 2016, Rondonópolis havia registrado apenas um caso de febre chikungunya e, entre 1º de janeiro até 29 de abril de 2017, foram três casos da doença registrados. No Estado, o monitoramento apontou também 1.273 casos de febre chikungunya no quadrimestre deste ano, contra 1.295 casos no mesmo período do ano passado.
Em relação à dengue, Rondonópolis notificou, segundo a Vigilância Estadual, 150 casos de dengue entre 1º de janeiro até 29 de abril deste ano, chegando à incidência acumulada de 69 casos por 100 mil habitantes. No primeiro quadrimestre do ano passado, haviam sido 791 notificações de casos de dengue. Trata-se de uma redução de cerca de 82% em relação ao mesmo período de 2016.
A Vigilância Estadual também contabilizou 20 casos referentes ao zika vírus no primeiro quadrimestre deste ano em Rondonópolis (até 29 de abril), com uma incidência acumulada de 9 casos por 100 mil habitantes. No passado, nesse período, foram 97 casos referentes ao zika vírus, representando uma redução de cerca de 79%.
Até o momento, Rondonópolis não registrou a confirmação de óbitos por dengue. Apesar da situação de baixa incidência da doença, a Vigilância Epidemiológica alerta para manutenção dos cuidados preventivos entre a população.
“No período não epidêmico [o de seca] as ações de mobilização, comunicação e educação em saúde são fundamentais para a mudança de comportamento e adoção de práticas para a manutenção do ambiente domiciliar preservando-o da infestação por Aedes aegypti”, repassam.
SAIBA MAIS – A febre chikungunya é caracterizada por febre acima de 39 graus, de início repentino, e dores intensas nas articulações de pés e mãos – dedos, tornozelos e pulsos. Pode ocorrer, também, dor de cabeça, dores nos músculos e manchas vermelhas na pele.

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Eleições municipais: Ex-presidentes da Câmara ensaiam retorno

Pelo menos três ex-presidentes da Câmara Municipal têm projetos para retornar ao Legislativo nas eleições municipais deste ano, a...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img