24.3 C
Rondonópolis
-->  
-->  

Representatividade gera atrito entre sindicatos

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

CAPA - Assemleia do sintep - representatividade - 20-04-15

A representatividade sobre os profissionais da educação vem gerando atritos entre duas tradicionais entidades da região, especificamente entre o Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep) e o Sindicato dos Profissionais da Educação Básica da Rede Estadual de Ensino da Região Sul de Mato Grosso (Sipros).
O Sipros convocou uma assembleia geral para esta segunda-feira (20/04), na Escola Estadual Major Otávio Pitaluga (EMOP), com o objetivo de promover o desmembramento/separação do Sintep sobre todos os municípios que compõem a região. Com isso, haveria a dissociação do Sintep como representante da categoria na região. Contudo, os filiados do Sintep na região se posicionaram de forma unânime contra o desmembramento.
Segundo informações, o Sipros convocou a assembleia, mas depois suspendeu a pauta em relação ao desmembramento do sindicato concorrente. O diretor de comunicação da subsede do Sintep, João Eudes, informa que entende a postura do Sipros como uma tentativa de “golpe”. “São forças conservadoras que tentam dividir o sindicato [Sintep]. Todos os sindicatos combativos sofrem perseguições”, alega.

Em assembleia, filiados do Sintep na região se posicionaram de forma unânime contra o desmembramento
Em assembleia, filiados do Sintep na região se posicionaram de forma unânime contra o desmembramento

Conforme João Eudes, o Sintep assumiu a condução da assembleia na manhã desta segunda-feira e os seus filiados se posicionaram, de forma unânime, contra a divisão. Ele diz que cerca de 500 profissionais dos variados municípios da região prestigiaram a assembleia. O diretor acrescenta que o Sintep é o único na categoria com registro e carta sindical, sendo o Sipros uma associação.
Diante disso, João Eudes afirma que o Sipros, legalmente, não pode representar juridicamente a categoria da educação, pois não possui registro sindical. “O Sintep continua como representante legal dos profissionais da educação na nossa região”, reforçou.
OUTRO LADO – O Jornal A TRIBUNA entrou em contato com o presidente do Sipros, José Antônio Fávero, para ouvir a sua posição sobre o impasse. No entanto, este informou apenas que suspendeu a pauta relativa à obtenção de registro sindical pelo Sipros junto ao Ministério do Trabalho. Externou que uma das discussões foi a convocação de filiados do Sipros para que compareçam à sede da entidade, na Rua Poxoréu, munidos de documentos pessoais e comprovante de endereço, para reaver perdas salariais desde a URV.

O Sintep acabou assumindo a condução de assembleia na manhã desta segunda-feira na quadra da EMOP
O Sintep acabou assumindo a condução de assembleia na manhã desta segunda-feira na quadra da EMOP
- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Encontro das Águas: Obras de parque se arrastam por 4 anos sem previsão de conclusão

Quase dois anos depois de ter a primeira parte das obras concluídas, e há quatro do início da construção,...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img