23.4 C
Rondonópolis
, 18 maio 2024
 
 

Prazo para solicitação do Palivizumabe já está aberto

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

Medicamento-Palivizumabe

Já está aberto o prazo para solicitação do medicamento Palivizumabe, disponível no Sistema Único de Saúde, por meio de processo administrativo. Os pedidos devem ser encaminhados pelos médicos pediatras através das unidades de saúde para o Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIE), unidade da Secretaria de Estado de Saúde.
As requisições serão analisadas pela equipe do CRIE que também autoriza e agenda a aplicação do insumo. O prazo para protocolar a solicitação, que teve início em dezembro, irá até o dia 15 de julho de 2015.
O Palivizumabe é indicado para prevenção da infecção grave causada do Vírus Sincicial Respiratório (VSR), em pacientes pediátricos. Segundo o protocolo de uso, descrito na portaria nº 522/2013, do Ministério da Saúde, crianças prematuras com cardiopatia congênita ou doença crônica da prematuridade estão dentro dos critérios para receber as doses do medicamento. Essas crianças receberão o aviso de agendamento para receber a medicação em um dos polos de aplicação. Cinco polos foram instituídos em Mato Grosso, e estão estruturados nos municípios de Cuiabá, Sorriso, Cáceres e Rondonópolis.
O VSR é um dos principais agentes etiológicos das infecções que acometem o trato respiratório inferior, sendo responsável por até 75% das bronquiolites e 40% das pneumonias. Caracteriza-se, fundamentalmente, por sua sazonalidade, com diferenças no padrão de circulação do vírus, dependendo da região/país.
Em Mato Grosso, o período de circulação do vírus se estende durante os meses de abril a julho. O fornecimento e aplicação do Palivizumabe ocorrerão a partir de março, um mês antes do início da sazonalidade do vírus, até o mês de julho. A administração do medicamento não será estendida fora desse período.

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Espanta o “fantasma”: Ao apagar das luzes, prefeitura renova CRP por mais 6 meses

A Prefeitura de Rondonópolis conseguiu ontem, aos 45 minutos do segundo tempo, a emissão, pelo Ministério da Previdência, da...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img