23.4 C
Rondonópolis
, 18 maio 2024
 
 

“Morbeck” em Primavera do Leste

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img
Jessica - professora de musica e seu filho com ailon - 30-01-15
Jéssica (professora de música) e seu filho, com Ailon do Carmo
Jéssica (professora de música) e seu filho, com Ailon do Carmo
Edilene Rodrigues (de branco, atriz do Grupo Teatral Faces) e Ailon

Depois de Alto Araguaia (onde começou e terminou a revolução) e Rondonópolis, foi a vez de Primavera do Leste conhecer a nova obra do escritor rondonopolitano Ailon do Carmo, que vem causando ótima impressão no público leitor desta região: “MORBECK – o Caudilho do Garças”. Trata-se, como já se aventou aqui, de um livro bem elaborado e bem fundamentado, com 270 páginas e muita ação, trazendo enorme contribuição à História do próprio Estado de Mato Grosso, cobrindo uma sentida lacuna sobre a única revolução eclodida em nosso Estado.
Embora outros autores tenham também discorrido a esse respeito, fizeram-no, entretanto, segundo o escritor, de forma inconclusiva e com diversos equívocos de datas e nomes de chefes de estado, além de outros desencontros.

Momento do coquetel de lancamento do livro morbek em primavera do leste - 30-01-15

Yúri Lima Cabral (coordenador de Cultura), com o escritor
Yúri Lima Cabral (coordenador de Cultura), com o escritor
Evangelina (professora de artes plásticas) e o escritor
Evangelina (professora de artes plásticas) e o escritor

A obra de Ailon do Carmo traz o maior número de dados possível sobre o tema, além de complementar, com segurança, o enredo da luta e corrigir os desacertos encontrados em outras obras. “Morbeck” vem sendo considerada, segundo seus leitores, a melhor obra do referido escritor, que já publicou, com ela, 11 livros.
Sobre o lançamento de “Morbeck – o Caudilho do Garças”, na cidade de Primavera do Leste, assim se expressou o escritor-historiador: “Foi a primeira vez que lancei um livro em Primavera do Leste. Fiquei, inicialmente, meio inibido, pois não conheço praticamente ninguém naquela cidade. O que facilitou bastante o meu trabalho, foi o significativo apoio que recebi da Secretaria de Cultura, através do seu competente secretário, Wanderson Lana, que também é escritor e teatrólogo, e do coordenador de Cultura, Yúri Lima Cabral. Fizeram tudo por mim!”

Ana Paula Dorst (atriz do Grupo Teatral Face) e Ailon
Ana Paula Dorst (atriz do Grupo Teatral Face) e Ailon
Wanderson Lana (secretário de Cultura) e Ailon
Wanderson Lana (secretário de Cultura) e Ailon

Com relação à decoração do ambiente, Ailon admitiu que realmente foi surpreendido. “Existia toda uma evidência em razão do contexto do livro – garimpos, o pessoal da Secretaria de Cultura adequou a decoração do ambiente com o simbolismo dos garimpos: bateias com pedaços de vidros quebrados, passando a oportuna ideia de ‘diamantes’; redes, bandeiras de Mato Grosso, etc… Ficou muito lindo! Nunca fui tão bem recebido… O lançamento foi no Centro Cultural, todo reformado. Meus parabéns à Secretaria de Cultura de Primavera do Leste”.
Questionado porque vem se apresentando, nos lançamentos do seu livro, com a pelerine da Academia Rondonopolitana de Letras, o escritor disse que o propósito primeiro é divulgar a Academia de Letras em toda a região. “E depois pra que meus leitores guardem uma lembrança minha com a roupa da nossa Academia de Letras. Eles gostaram muito da ideia…”.
Complementando o assunto, asseverou o escritor: “Primavera do Leste é um ‘mercado’ que precisa ser melhor explorado, literariamente falando, embora possua uma vida artística em franco desenvolvimento, mormente nos segmentos de dança, teatro e artes plásticas. E foram eles, aliás, os que mais prestigiaram o lançamento do meu livro. A todos o meu muito obrigado, de coração”.

Erisvon Vilela, Tiago Strasburger e Wanderson Lana
Erisvon Vilela, Tiago Strasburger e Wanderson Lana
Sandro (prof. de música), ao meio
Sandro (prof. de música), ao meio
- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Espanta o “fantasma”: Ao apagar das luzes, prefeitura renova CRP por mais 6 meses

A Prefeitura de Rondonópolis conseguiu ontem, aos 45 minutos do segundo tempo, a emissão, pelo Ministério da Previdência, da...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img