23.8 C
Rondonópolis
, 18 maio 2024
 
 

Aluno obtém façanha na Olimpíada de Química

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img
Sérgio Antonio Santos Erdeli foi o único aluno da rede estadual de ensino a acertar 100% das questões da Olimpíada de Química
Sérgio Antonio Santos Erdeli foi o único aluno da rede estadual de ensino a acertar 100% das questões da Olimpíada de Química

O estudante do segundo ano do Ensino Médio da Escola Estadual Major Otávio Pitaluga (EEMOP), Sérgio Antonio Santos Erdeli, de 16 anos, foi o único da rede estadual de ensino em Mato Grosso que acertou todas as questões da etapa estadual da Olimpíada de Química de 2014. Já a EEMOP, por sua vez, conseguiu na competição sete medalhas, sendo uma de ouro, uma de prata e cinco de bronze, e mais 28 menções honrosas.
Sérgio Antônio afirmou, na tarde de ontem (26), durante visita dos alunos da escola à redação do A TRIBUNA, que não esperava ‘gabaritar’ toda a prova e afirmou que a façanha foi gratificante. “Foi algo inusitado, porque eu não esperava fazer isso. Sou grato por ter representado o meu colégio”, externou.
O aluno afirmou que, no período de preparação para a olimpíada, chegou a estudar de seis a oito horas por dia. “Quero agradecer o apoio que tive dos meus professores, familiares e dos colegas”, salientou.
A Olimpíada de Química foi uma competição onde os alunos teriam que resolver questões ligadas à matéria. O teste contou com uma primeira fase, que ocorreu no dia 5 de setembro, onde alunos da EEMOP e de outras escolas da cidade participaram. A segunda etapa aconteceu no dia 11 de outubro e, no caso do colégio Major Otávio Pitaluga, 108 estudantes foram classificados e 35 alunos receberão a premiação.
O professor de Química da EEMOP, Vagner José Martins, comentou que uma preocupação da instituição é que os adolescentes pudessem ter interesse em enfrentar o desafio. O educador ressaltou que o empenho da garotada foi importante. “Para que os alunos se preparassem para a olimpíada nós aproveitamos as redes sociais para disponibilizar video-aulas. Na semana dos Jogos Estudantis, onde a escola serviu como alojamento, os alunos não deixaram de ir até o colégio para continuar os estudos”, explicou.
Outra professora de Química, Adriana Martins Erédia da Rosa, declarou que se sente orgulhosa pelo trabalho realizado pelos estudantes. “É um sentimento que chega a encher o meu peito. Fico muito feliz pelo mérito que a nossa escola está recebendo. Até na semana pedagógica nós pensávamos em como estimular os meninos e meninas a competirem na olimpíada”.

Vagner José Martins e Adriana Margins Erédia da Rosa, professores de Química da EEMOP
Vagner José Martins e Adriana Margins Erédia da Rosa, professores de Química da EEMOP

A EEMOP já prepara um ônibus para levar os alunos para receber a premiação que será entregue no dia 4 de dezembro, no auditório da Secretaria de Estado de Educação (SEDUC), em Cuiabá. Alguns dos participantes também já se preparam para a etapa nacional das olimpíadas, que está prevista para acontecer no mês de agosto de 2015.
META PARA 2015
O professor Vagner José, que coordena a presença da EEMOP na Olimpíada de Química, enfatizou que no ano que vem um dos objetivos da escola será de atrair um maior número de alunos para participar do teste. Ele afirmou também que em 2015 vai intensificar a interação com as redes sociais e disponibilizar mais horários para que os educadores possam tirar dúvidas dos alunos.
“A presença do aluno nessa competição faz com que ele perceba que seu aprendizado está sendo significativo. Isso também o motiva a se empenhar mais nas outras matérias”, observou.
O colégio disputa a olimpíada desde 2011, quando a escola não conseguiu nenhuma premiação. Porém, em 2012, a instituição conquistou duas medalhas de bronze e duas menções honrosas. Já no ano passado (2013), a EEMOP recebeu uma medalha de bronze e sete menções honrosas.

Alunos da EEMOP visitaram o A TRIBUNA para divulgar a participação da escola na Olimpíada de Química
Alunos da EEMOP visitaram o A TRIBUNA para divulgar a participação da escola na Olimpíada de Química
- PUBLICIDADE -spot_img
  1. Fico muito feliz com o sucesso dos nossos alunos nas Olimpíadas de Química. Este ano tivemos mais de 5.500 alunos participando na primeira fase em todo o estado. Um número bastante expressivo, visto que no ano passado tivemos cerca de 1.600 alunos na primeira fase. A Escola Pitaluga teve o maior número de inscritos e o resultado está aí. Vale o empenho dos alunos, professores, direção da escola que, a cada ano, conquista mais espaço. A respeito, Rondonópolis foi o polo com maior número de inscritos!
    Convidamos o Jornal Tribuna para acompanhar a premiação dia 4 de dezembro, pois temos muitas novidades!
    Luiz Both
    Coordenador Estadual das Olimpíadas de Química

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Espanta o “fantasma”: Ao apagar das luzes, prefeitura renova CRP por mais 6 meses

A Prefeitura de Rondonópolis conseguiu ontem, aos 45 minutos do segundo tempo, a emissão, pelo Ministério da Previdência, da...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img