Com a concessão da rodovia BR-163 em Mato Grosso, o trecho entre as cidades de Rondonópolis e Cuiabá passará a ter três praças de pedágio. No entanto, em todo o trecho da concessão, perfazendo 850 quilômetros em Mato Grosso, iniciando na divisa com Mato Grosso do Sul e terminando em Sinop, serão nove praças de pedágios. Em Rondonópolis, já começaram as obras da praça de pedágio, logo após o posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF), sentido Cuiabá.
Em Mato Grosso, os pedágios serão instalados nas seguintes localidades: (1) Itiquira; (2) Rondonópolis, após o posto de combustível “BR-364”; (3) Campo Verde/Santo Antônio do Leverger, na região antes do Colégio de São Vicente (km 237); (4) Cuiabá/Santo Antônio do Leverger, após a Serra de São Vicente (km 300); (5) Acorizal/Jangada; (6) Diamantino; (7) Nova Mutum; (8) Lucas do Rio Verde; (9) Sorriso.
Segundo a concessionária Rota do Oeste, empresa da Odebrecht Transport, o valor a ser cobrado é R$ 2,63 por eixo, com data base de 2012, devendo passar por correção na data a ser iniciada a cobrança. Com base nessa previsão, um veículo de passeio pagará R$ 5,26 em cada praça de pedágio, desembolsando R$ 15,78 para percorrer o trecho entre Rondonópolis e Cuiabá. Fazendo também o trecho de retorno, o valor será de R$ 31,56.
Contudo, o contrato de concessão da BR-163 estabelecido com o governo é claro: antes do começo, será preciso duplicar ao menos 10% do total previsto para ser realizado pela concessionária, equivalente a 45 quilômetros. Com isso, a previsão para o início da cobrança de pedágio é para o segundo semestre de 2015, prazo para executar essas obras de duplicação entre Rondonópolis e Itiquira.
Em Rondonópolis, a localização da praça de pedágio, logo após o posto da PRF, já começa a causar divergências. O vereador licenciado Milton Mutum, por exemplo, alerta que o pedágio nessa localização vai penalizar grandemente sitiantes, rancheiros e pequenos proprietários da região, em especial rumo a Fátima de São Lourenço e Pantanal, muito acessado nos fins de semana.
O vereador observa que o usuário dessas regiões vai percorrer cerca de 10 quilômetros da BR-163 e, mesmo assim, vai pagar como se estivesse percorrendo cerca de 100 quilômetros. Assim que voltar à Câmara Municipal, Mutum pretende abordar esse assunto na tribuna da Casa, assim como questionar a ineficiência da operadora de telefonia Vivo em Rondonópolis.
Mesmo passando a ser explorada pela iniciativa privada, vale lembrar que a duplicação da BR-364/163, entre Rondonópolis e Posto Gil, passando por Cuiabá, continua sendo executada pelo Governo Federal, através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
Mapa dos locais das praças de pedágio
Localização das praças de pedágio:
Praça de pedágio Km Município VDM*
P01 38 Itiquira 5.600
P02 138 Rondonópolis 13.600
P03 237 Campo Verde /
Santo Antônio do Leverger 9.300
P04 300 Cuiabá /
Santo Antônio do Leverger 11.700
P05 402 Acorizal / Jangada 7.800
P06 515 Diamantino 9.500
P07 582 Nova Mutum 6.600
P08 667 Lucas do Rio Verde 7.200
P09 772 Sorriso 6.800
Fonte: ANTT
(*) Volume Diário Médio (VDM) – número que mede o volume de tráfego
Em relação a duplicação da BR 163 ligando Rondonópolis à Cuiabá, gostaria de saber o que nossos três ilustres senadores têm a dizer sobre o caso, já que o problema afeta diretamente o município deles. Ou seja, Rondonópolis é um dos únicos municípios do Brasil onde os três senadores que representam o Estado, moram no mesmo município. Essa obra deveria ter ficado pronta, mas pelo que parece vai levar mais uns 10 mandatos para finalizar. Por isso que não adianta tirar foto no começo de uma obra pública, para convencer eleitores. A melhor foto tem que ser tirada na conclusão da obra, aí sim o povo se convence que o trabalho foi feito.
quero trabalhar neste pedagio como faco?? fica perto da minha casa por favor me ajudem a localizar o local para enc=vio de curriculum grata ana paula 65 8106-8326
Levi, por favor não compare uma empresa séria (tudo bem está envolvida nos escandalos da Petrobras, mas faz a coisa acontecer) com uma empresa de picaretas como esta do cidadão deputado estadual.Morro da mesa
Se a concessão for igual a da empresa “Morro da Mesa” que cuida do trecho entre Rondonópolis e Primavera, por favor, tirem o pedágio! Porque é uma calamidade esse trecho. Tomara que essa empresa “Rota do Oeste” não faça como o pessoal da “Morro da Mesa”.
Na certeza da fiscalizaçao dos serviços da populaçao junto a operadora, todos serão beneficiados. O futuro está chegando, não tem volta. O povo não cobra o governompelos maus serviços. Portanto, falta tercerizar a saúde e educação…Pense nisso!!!!
Na verdade não deveria existir cobrança de pedágio, uma vez pagamos IPVA, mas como nada funciona vindo por parte do governo, temos que engolir em seco os famigerados pedágios, no caso Rondonópolis a Cuiabá, trecho de 210 km, deveria existir apenas dois pedágios. Se todos nós calarmos, aliás, como é costume, a indústria do pedágio vai proliferar com cobranças absurdas, como é o caso de Rondonópolis/Primavera do Leste, trecho de 130 km com dois pedágios, com preços fora da realidade.
a conta nao esta correta 2,63 e o automovel a conta por eixo e para veiculos de carga.
Sou a favor que tenha cinco pedágios, mas com a certeza de estrada boa, rápida, tranquila, e tudo que há de bom em uma estrada concessionada, mas não essas estradas administradas de alto preço administradas pelo DNIT e pior, sem pedágio, mas com alto risco de de morte. Parabéns tardio, pelo fim da estrada da morte.
Problema: se cada pedágio corresponde a aproximadamente 100 km, porque seremos obrigados a pagar três pedágios num trecho que possui 210 km? O pior é que quase ninguém vai reclamar, e nem a rodovia ‘alternativa’ será asfaltada… Ou seja, paguem e não reclamem. Cada povo tem os políticos que merece…
#partiu estradadocampolimpo…. Agora é so asfaltar a estrada do campo limpo que todos escapam de pagar o pedagio….