23.8 C
Rondonópolis
, 18 maio 2024
 
 

Reunião conta com a participação de mais de 100 pessoas na cidade

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img
Planejamento Familiar- reunião esclarece dúvidas da população interessada em métodos contraceptivos
Planejamento Familiar- reunião esclarece dúvidas da população interessada em métodos contraceptivos

A cada mês, aumenta o público de interessados em ingressar nas políticas de Planejamento Familiar do Governo Federal e com a gerência da Secretaria de Saúde do Município. Nesta segunda-feira (29), cerca de 100 pessoas, a maioria de mulheres, participaram de um primeiro encontro com profissionais para saber como funciona o programa. Hoje, terça-feira (30), será a vez de moradores da Vila Olinda e região terem acesso às informações em reunião, a partir das 7h30, na sede da Unisal.
A gerente do Programa de Saúde da Mulher, Ana Maria Lino, comenta que as pessoas interessadas em usufruir do Planejamento Familiar devem procurar suas unidades de saúde. “Há ainda muita coisa a ser explicada, dentre elas a necessidade de preencher o Anexo 4, que é um formulário com uma série de requisitos para poder fazer o planejamento. Neste primeiro encontro, onde explicamos o passo a passo do programa ainda é aceitável a presença apenas da mulher, mas quando partimos para outras fases é obrigatório que o casal vá junto ao encontro dos nossos profissionais”, comentou.
Segundo as regras do programa, mesmo já decidida a fazer uma laqueadura ou no caso do homem, a vasectomia, o casal tem de receber o aval psicológico e de uma série de outros especialistas antes de ser decidido pela cirurgia. “Temos muita gente que chega até nós decidida pelo procedimento cirúrgico, mas quando tem mais informações sobre outros métodos, recua. O Ministério da Saúde exige, no mínimo, o tempo de 60 dias e uma série de consultas até que seja tomada uma decisão técnica”, disse.
Sobre a ida, pelo segundo mês consecutivo, até a Vila Olinda, Ana comenta que faz parte de um processo de descentralização do serviço. “Nós continuamos com nossa reunião mensal, toda última segunda-feira do mês na Secretaria, mas decidimos por levar até regiões onde sabemos da demanda para facilitar o acesso da população. Novamente iremos até a região Salmen em setembro”, confirmou Ana Maria.
Grávida de três meses e mãe de outros dois filhos, a dona de casa Geisa de Souza Sebalho, moradora do bairro Dom Osório, participou da reunião desta segunda (29), na Secretaria, e falou sobre a importância do programa. “É a primeira vez que venho, mas já ouvi aqui muita coisa que não sabia, como por exemplo, que não é 100% certo que a laqueadura impossibilita a mulher de ter um filho. Quero ter mais informações agora antes de tomar minha decisão”, finalizou.

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Espanta o “fantasma”: Ao apagar das luzes, prefeitura renova CRP por mais 6 meses

A Prefeitura de Rondonópolis conseguiu ontem, aos 45 minutos do segundo tempo, a emissão, pelo Ministério da Previdência, da...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img