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Rondonópolis
, 17 maio 2024
 
 

Formato de evento prejudicou resultados

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Uma visão geral do evento realizado em Rondonópolis para discutir a chegada da ferrovia e a duplicação da BR-364

–> LIBERADO –> O formato engessado da mesa-redonda, realizada nesta sexta-feira (01/06), em Rondonópolis, visando discutir os impactos e oportunidades com a chegada da ferrovia e a duplicação da BR-364 entre Rondonópolis e Cuiabá, prejudicou a obtenção de melhores resultados. O principal alento foi, conforme antecipado ontem pelo Jornal A TRIBUNA, o anúncio do ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, de lançar os editais de licitação necessários para a duplicação da rodovia até julho deste ano.
Um dos problemas é que o público presente ao evento ficou isolado da mesa de autoridades por meio da parede de vidros existente na sede da Câmara Municipal, local do evento. Outro problema foi o próprio formato da  iniciativa, com protocolo fechado e muito engessado. Durante o evento, o público foi submetido apenas a ouvir as falas das autoridades e a assistir aos vídeos. Mesmo as perguntas do público, enviadas de forma escrita, não foram satisfatoriamente respondidas uma a uma.
O excesso de temas a serem debatidos na mesa-redonda também atrapalhou o rendimento, com a devida tomada de decisões e de conclusões sobre os assuntos. Nesse contexto, foram muitos os assuntos debatidos sem um foco em prioridades específicas. A sociedade em si ficou excluída do debate. No começo, por exemplo, foram concedidas oportunidades de mensagens de saudação para todas as autoridades que formavam a mesa oficial do evento, ocupando grande espaço de tempo.
Além da ausência do governador Silval Barbosa, o representante do governo estadual, secretário-chefe da Casa Civil, José Lacerda, esteve presente, mas não anunciou nenhuma novidade em termos de investimentos para Rondonópolis, especialmente quanto à reivindicação da conclusão da MT-040, estrada estadual alternativa entre Rondonópolis e Cuiabá, passando pelo Pantanal. O superintendente do DNIT em Mato Grosso, Luis Antônio Garcia, mais uma vez, se ateve em apresentar o projeto de engenharia da duplicação da BR-364, que já foi mostrado em outras ocasiões.
Entre as autoridades políticas da esfera nacional, além do deputado Wellington, o deputado federal Carlos Bezerra esteve presente apenas no início e se retirou para participar de uma reunião de treinamento de candidatos a vereador do PMDB. O deputado Wellington, mais uma vez, evidenciou o seu trabalho em prol das obras rodoviárias da região. Inclusive, os demais parlamentares de Mato Grosso da bancada federal, até hoje, têm demonstrado pouca força de vontade e de ações públicas em prol das obras rodoviárias da região sul do Estado.
Entre as falas da mesa-redonda, destaca-se a participação do presidente do Comitê Pró-Rodovias, Elmo Bertinetti, com um discurso de apresentação da situação preocupante vivida pela população mato-grossense em torno das suas rodovias, especialmente no trecho entre Rondonópolis e Cuiabá. Nisso, externou que a comunidade continua a esperar das nossas autoridades esforços para resolver esses gargalos. Aliás, a mesa-redonda teve a participação efetiva do Pró-Rodovias, movimento formado por membros da sociedade local e que luta por melhorias nas rodovias da região.
Um dos discursos que chamou a atenção foi a do superintendente regional da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Weller Sanny Rodrigues da Silva, que demonstrou sua preocupação ao trafegar pela BR-364, no trecho entre Rondonópolis e Cuiabá. “Diante de tantas rodovias com padrão arrojado, fico me imaginando: será que a vida de um mato-grossense vale menos do que a de um sulista, gaúcho ou goiano, sendo que nestes estados vemos engenharias fantásticas, ao contrário de Mato Grosso”, externou, informando que o trecho entre Rondonópolis e Cuiabá lidera os índices de acidentes nas rodovias do Estado.
Em relação à chegada da ferrovia, uma interessante participação foi a do promotor de justiça Ari Madeira, que colocou à tona vários temas pertinentes sobre os impactos da ferrovia, mas que não foram devidamente discutidos pelas autoridades presentes. O secretário de Fiscalização de Obras do TCU, José Ulisses Rodrigues Vasconcelos, mostrou, por sua vez, o rigor da fiscalização dos recursos empregados em diversas obras rodoviárias em Mato Groso, todas com irregularidades.
Por outro lado, de forma positiva, o secretário de Política Nacional do Ministério dos Transportes, Marcelo Perrupato, garantiu que todos os investimentos federais previstos para as rodovias em Mato Grosso serão concluídos até 2015. Nesse sentido, foi informado que as obras nas rodovias em Mato Grosso receberão investimentos de mais de R$ 2 bilhões. A posição externada foi um reforço para o aumento das expectativas em prol à concretização da duplicação da BR-364.
Autoridades presentes – Além do ministro e do deputado Wellington, estiveram presentes: Marcelo Perrupato, secretário de Política Nacional do Ministério dos Transportes; Margareth Gandini, coordenadora de arranjo do Ministério do Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio; José Ulisses Rodrigues Vasconcelos, secretário de Fiscalização de Obras do TCU; Noboru Ofugi, superintendente de serviços de transporte de cargas da ANTT; Daniel Augusto da Silva, gerente da Área de Infraestrutura do BNDES; Marcelo Dourado, diretor Superintendente da Sudeco; Luis Antônio Garcia, superintendente do DNIT em MT; Weller Sanny Rodrigues da Silva, superintendente Regional da PRF; Francisco Vuolo, secretário Extraordinário de Acompanhamento da Logística Intermodal de Transporte; Valério Peres, secretário adjunto da Secretaria de Indústria, Comércio, Minas e Energia; Elson Tenório Cardoso, líder da Agência Sebrae/MT; Maria Lúcia Neder, reitora da Universidade Federal de Mato Grosso; Ananias Martins de Souza Filho, prefeito Municipal; vereador Hélio Roberto Pichioni, presidente da Câmara Municipal; entre outros.

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