16.9 C
Rondonópolis
, 16 maio 2024
 
 

Tecnologia no combate a assaltos a banco e tráfico de drogas

- PUBLICIDADE -spot_img

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img
Diógenes Curado: além da utilização na fronteira, o Comam será empregado no combate aos assaltos a banco, conforme consta no Plano de Contenção de Roubo a Bancos

O Conjunto Móvel Autônomo de Monitoramento (Comam) permitirá a blindagem da fronteira seca de Mato Grosso com a Bolívia e o sistema será usado também no combate a assaltos a bancos, segundo o secretário de Segurança Pública, Diógenes Curado. “O investimento em tecnologia de segurança é fundamental para que o policial consiga dar resultados e agir estrategicamente”, afirma.
O coordenador do Grupo Especial de Fronteira, Antônio Ibanez, aponta que a aquisição de sistemas de radar marca o primeiro grande investimento histórico em Segurança Pública no Estado para proteger a divisa, que é umas das mais críticas no Brasil. Ele atua diariamente na região e coordena os trabalhos policiais na área.
“Para acompanhar o deslocamento dos criminosos na área com um binóculo, hoje o policial precisa subir em árvore e ficar ali por horas. Na prática o profissional tem que enfrentar o bandido com no máximo uma arma na mão. Pela primeira vez teremos tecnologia de ponta no combate ao crime em um dos principais corredores da criminalidade no Brasil”, pontua o coronel.
O Comam é composto por um sistema completo de monitoramento. A principal ferramenta do conjunto é o módulo radar. O equipamento permite o rastreamento de alvos. “Ele rastreia até 300 alvos simultaneamente em um raio de 15 quilômetros. Conseguiremos acompanhar a movimentação de ‘mulas’ e veículos”, explica o comandante.
Após o acionamento do radar, o módulo ótico-eletrônico, composto por câmeras de imagem e sensores térmicos, permite a identificação do objeto em deslocamento. “Em um raio de cinco quilômetros é possível filmar um ser humano e acompanhar sua movimentação. Já um carro de passeio pode ser filmado pela câmera em até oito quilômetros e um caminhão a 15 quilômetros”, pontua.
PÂNTANO E CABRITEIRAS
O Comam será instalado em veículos Land Rover customizados, especialmente preparados durante a fabricação, para receber o equipamento, com espaço para um policial operador e para mais dois policiais. “Esses carros são os mais resistentes e que exigem pouca manutenção. Chegamos a ficar até quatro dias em campana no meio do mato, sem voltar para a base”, explica Ibanez.
O fato de o carro ser de alumínio também aumenta sua durabilidade. “Andamos só em estradas de chão com buracos, serras, morros e na época de chuva, em regiões de pântano. Precisamos de um carro especial e traçado. Trabalhar na fronteira não é como trabalhar na cidade”, diz Ibanez.
ASSALTOS A BANCOS
Além da utilização na fronteira, o Comam será empregado no combate aos assaltos a banco, conforme consta no Plano de Contenção de Roubo a Bancos. “Quando esses assaltos acontecem, os criminosos se escondem no meio de extensos matagais e é muito difícil localizá-los. Com os radares, os bandidos não terão mais onde se esconder. Serão encontrados por meio do rastreamento pelas equipes policiais”, aponta o secretário de Segurança Pública, Diógenes Curado.
Curado aponta que apesar da defesa de fronteira ser também uma atribuição do Governo Federal, também é uma prerrogativa do Estado, uma vez que afeta diretamente a população mato-grossense. “A visão de que só a União deve combater os crimes de fronteira é ultrapassada. Mato Grosso aderiu ao Plano Nacional Estratégico de Segurança Pública na Fronteira e o Gefron é modelo no país todo”, destaca Diógenes.

- PUBLICIDADE -spot_img
- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Em 4 meses de 2024: Exportações locais ultrapassam 1 bilhão de dólares

Exportações de Rondonópolis atingem U$ 1.051,09 bilhão em quatro meses, com crescimento de 5,3% no ano. O montante mantém...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img