16.9 C
Rondonópolis
, 16 maio 2024
 
 

Cartórios autuam mesários faltosos

- PUBLICIDADE -spot_img

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

Os cartórios eleitorais de todo o estado de Mato Grosso deram início aos processos administrativos que têm como finalidade averiguar os motivos do não comparecimento dos mesários convocados para o primeiro e segundo turnos das Eleições Gerais de 2010. Esse procedimento faz parte da Orientação nº 03/2008 da Corregedoria Regional Eleitoral.
Após minuciosa conferência das Atas da eleição para apurar os mesários faltosos e instauração do procedimento administrativo individual para cada mesário, o juiz eleitoral expedirá Edital de notificação no Diário Eletrônico da Justiça Eleitoral durante 10 dias. Os mesários ausentes terão um prazo de 30 dias contados a partir da última publicação para apresentar justificativa.
Caso o mesário faltoso não apresente justificativa ou a mesma não for acolhida pelo Juiz Eleitoral, este arbitrará a penalidade de multa que pode chegar a R$35,10 pela ausência em cada turno da eleição.
Se a seção eleitoral deixou de funcionar em virtude da ausência do mesário, essa multa pode ultrapassar R$ 300.
O mesário que não regularizar a sua situação perante a Justiça Eleitoral não conseguirá emitir a Certidão de Quitação Eleitoral, e ficará impossibilitado de tomar posse em concursos públicos, emitir passaporte, dentre outras consequências.

- PUBLICIDADE -spot_img
- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Em 4 meses de 2024: Exportações locais ultrapassam 1 bilhão de dólares

Exportações de Rondonópolis atingem U$ 1.051,09 bilhão em quatro meses, com crescimento de 5,3% no ano. O montante mantém...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img