27.4 C
Rondonópolis
, 17 maio 2024
 
 

Relatório aponta abstenção de 20,96% em Mato Grosso

- PUBLICIDADE -spot_img

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

Relatório final de totalização emitido pelo Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) aponta que 5.19% dos eleitores anularam o voto para presidente, o que representa o quantitativo de 85.891 votos nulos. Já os votos em branco somaram 32.728, o que corresponde a 1,98% da votação total. Outros 20,96% do eleitorado não compareceram às urnas para votar, o que representa um universo de 438.820 eleitores.
SENADO
Apesar da campanha desencadeada pela Justiça Eleitoral brasileira, que priorizou o esforço em todas as mídias no sentido de informar o eleitor sobre a necessidade do voto em dois senadores diferentes, a quantidade de votos nulos para o cargo majoritário do Congresso Nacional aumentou consideravelmente se comparado às eleições gerais de 2006. O fato se deve, em grande parte, ao entendimento equivocado de muitos eleitores, segundo o qual eles poderiam votar duas vezes em um candidato ao Senado, com o fito de ajudá-lo a obter maior número de votos.
Nas eleições de domingo (3) em Mato Grosso, a Justiça Eleitoral registrou 240.409 votos nulos para o Senado. Em 2006, quando os eleitores de Mato Grosso deveriam escolher apenas um nome para o Senado, o número de votos nulos não chegou a 165 mil.
Em termos percentuais, a quantidade de votos nulos diminui, mas isso se deve ao fato de o eleitor poder escolher dois candidatos para o Senado, duplicando assim a quantidade de votos computados. Em 2006, o percentual de votos nulos atingiu 10,58% dos votos daquela eleição. Em 2010, mesmo como aumento significativo na quantidade de votos nulos, o percentual ficou em 7.26% dos votos contabilizados para o Senado.
O número de votos em branco também aumentou significativamente no Estado, no que diz respeito à disputa para o Senado. Mesmo com o dobro de candidatos para escolha dos eleitores, os números da votação em branco para o Senado apontam um salto de 108 mil (em 2006) para 175 mil nas eleições gerais de 2010.  (Com TRE)

- PUBLICIDADE -spot_img
- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Sispmur alerta: “Fantasma do CRP” volta a rondar o Paço

A presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Rondonópolis (Sispmur), Geane Lina Teles, externou ontem sua preocupação com...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img