24 C
Rondonópolis
, 11 maio 2024
 
 

Dia dedicado às crianças que convivem com diabetes

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img
A comemoração antecipada para lembrar o Dia das Crianças (12) contou com brincadeiras, presentes e um delicioso lanche balanceado
A comemoração antecipada para lembrar o Dia das Crianças (12) contou com brincadeiras, presentes e um delicioso lanche balanceado

Esta sexta-feira, dia 1º de outubro, começou diferente para as crianças e adolescentes que frequentam o Centro de Especialidade Albert Sabin – Ceadas. A comemoração antecipada para lembrar o Dia das Crianças (12) contou com brincadeiras, presentes e um delicioso lanche balanceado. Os Palhaços da Alegria do Hospital Regional ‘Irmã Elza Giovanella’, arrancaram boas gargalhadas do público presente e também distribuíram um quite com alimentos diet.
“A intenção da nossa administração é promover a qualidade de vida entre os portadores da Diabetes Mellitus Tipo 01, além de incentivar a ingestão da medicação corretamente. A festa de hoje [ontem] é um momento de lazer para que esses pequenos possam esquecer, pelo menos por um momento, o que é essa doença e quais as limitações que traz nas suas vidas”, disse o prefeito Zé Carlos do Pátio.
A responsável pelo Ceadas, Mariúva Valentin Chaves esclarece que o objetivo do programa desenvolvido três vezes por mês no Ceadas pelos profissionais da Secretaria de Saúde de Rondonópolis é incentivar a aceitação do uso da medicação e alimentação adequadas.  “A ação atende cerca de 50 pacientes que são acompanhados periodicamente pela equipe”, reforça.
Para a endocrinologista Deolinda Muniz, o encontro periódico é indispensável. As crianças aprendem a importância da higiene no momento de aplicar o remédio. “Desde pequenos eles recebem orientações de como funciona o tratamento. O objetivo é diminuir o número de internações e proporcionar mais qualidade de vida para as crianças com diabetes mellitus. Mas hoje é dia de alegria e diversão”, fala.
A dona-de-casa Dalva Aparecida Souza Costa conta que faz dois anos que ela frequenta o grupo por causa da doença de sua filha Andressa, hoje completando 11 anos. “Nunca faltei a uma reunião porque sei da necessidade da informação correta. No começo foi difícil aceitar a diabetes. Mas com a orientação que recebi aqui no Ceadas estou mais tranquila”, conclui.
DOENÇA
Diabetes mellitus é uma doença metabólica caracterizada por um aumento anormal da glicose ou açúcar no sangue. A glicose é a principal fonte de energia do organismo, mas quando em excesso, pode trazer várias complicações à saúde. Quando não tratada adequadamente, causa doenças como infarto, derrame cerebral, insuficiência renal, problemas visuais e lesões de difícil cicatrização.
Como não existe cura definitiva para o Diabetes, há vários tratamentos disponíveis que, quando seguidos de forma regular, proporcionam saúde e qualidade de vida para o paciente portador.

- PUBLICIDADE -spot_img
  1. Nesse dia especial essa é uma forma divertida que faz com que as crianças que convivem com essa doença esqueçam dos limites provocados por ela. Comemoração que envolveu diversão, orientações no uso dos medicamentos e não esqueceu da alimentação balanceada.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Solidariedade: Comboio com 16 carretas já está a caminho do Rio Grande do Sul

A Ação Solidária Emergencial em Prol do Rio Grande do Sul, organizada pela Diocese de Rondonópolis e parceiros, terminou...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img